20/06/23

Instituto de Cultura e Arte da UFC completa 15 anos

O evento dos dez anos do Midiadança integra as comemorações dos 15 anos do Instituto de Cultura e Arte da UFC (Foto: Allan Diniz)

Ouça "Instituto de Cultura e Arte da UFC abre programação comemorativa dos seus 15 anos como unidade acadêmica" no Spreaker.

O Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC completa 15 anos como unidade acadêmica esta semana. Criado em 2003, como órgão administrativo para congregar e gerenciar os equipamentos culturais da UFC, o Instituto foi transformado em unidade acadêmica em junho de 2008.

Passou então a reunir os cursos de graduação em Comunicação Social (habilitações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda), Estilismo e Moda, Filosofia e Música; e os programas de pós-graduação em Comunicação e Filosofia. Somaram-se a estes, em seguida, os cursos recém-criados de Artes Cênicas, Cinema e Audiovisual, Dança e Gastronomia.

Para celebrar a data, em forma de comemoração e agradecimento, o ICA realiza a partir de 19 até 30 de junho, uma extensa e diversa programação artística e cultural, tudo gratuito e aberto ao público.

A produtora cultural do ICA, Jocastra Holanda, dá detalhes das atividades:

"Serão apresentações, intervenções artísticas e culturais, desfiles de moda, palestras, oficinas, exposições de obras audiovisuais, de vídeo-danças, lançamento da nova edição da revista Move, que é a Revista Cultural do ICA, Feira de Produtos Criativos, bazar, feira gastronômica de massas, além do nosso tradicional arraiá gastronômico de São João, que terá comidas típicas, quadrilha improvisada e brincadeiras. A programação se concentra em sua maior parte na hora do meio dia, no hall de entrada do ICA, que é o intervalo de trabalho dos servidores e intervalo de aula dos estudantes."

A programação foi construída com o envolvimento de todos que fazem o ICA, destaca a produtora cultural, Jocastra Holanda:

"A programação está superespecial e foi elaborada de forma conjunta por todos os integrantes da comunidade acadêmica do ICA, por professores, pela direção, pelos servidores técnicos-administrativos e com a participação mais que especial dos centros acadêmicos das graduações de música, cinema, audiovisual, filosofia e gastronomia."

A programação comemorativa dos 15 anos de fundação o ICA, começa logo mais ao meio-dia, no hall de entrada do Instituto, no espaço Palco Aberto, onde serão promovidas apresentações de estudantes, sob o comando do Centro Acadêmico Izaíra Silvino, do Curso de Música.

A programação completa pode ser acessada no site ica.ufc.br e nas redes sociais do Instituto.

Tags:, ,