01/02/24

Insônia, estresse e o ambiente impactam no sono

É importante cuidar do dia para ter uma boa noite de sono (Foto: FreePik)

Ouça "Insônia, estresse e até o ambiente impactam no sono e as noites mal dormidas geram menos qualidade de vida" no Spreaker.

O sono é uma função do organismo, totalmente, necessária ao bem-estar. Ele sofre influência de fatores como o ambiente onde dormimos e as situações de estresse, ansiedade ou depressão. Além disso, existem pessoas que têm predisposição à insônia.

As informações são do neurologista Manoel Sobreira, professor da Universidade Federal do Ceará e integrante da Associação Brasileira do Sono. Ele explica sobre o problema.

"Quando você tem uma dificuldade pra iniciar, pra manter ou um despertar muito precoce, isso de maneira permanente por um determinado período de tempo, a gente diz que esse indivíduo tem um quadro de insônia crônica. E esse quadro de insônia pode acontecer em adulto, criança, idoso. Primeiro, o indivíduo tem uma predisposição genética até insônia. Depois disso, você tem fatores que eventualmente precipitam um quadro de insônia, então por exemplo a morte de um familiar, um adoecimento, e a gente tem aqueles fatores que a gente diz que são fatores perpetuantes pra insônia, como eventualmente hábitos inadequados que são adquiridos após um episódio de insônia, como às vezes pensamentos disfuncionais, o indivíduo fica extremamente ansioso com o fato de não dormir e realmente ele não consegue dormir por conta daquilo."

Especialista em Medicina do Sono, o neurologista esclarece sobre as repercussões das noites mal dormidas.

" Normalmente é uma sensação de acordar e sentir que o sono não foi suficiente, uma sensação de fadiga, desatenção, sonolência excessiva, com um certo mau humor, uma certa irritabilidade por conta da noite mal dormida. Então assim, a gente precisa dormir bem porque durante o sono são organizados, dentro do nosso cérebro, uma série de neurotransmissores que fazem com que a nossa cognição funcione adequadamente, e tem estudos mostrando que aqueles indivíduos que dormem menos de maneira crônica acabam também adoecendo com mais facilidade com o passar do tempo, portanto vivem menos."

É importante cuidar do dia, para ter uma boa noite de sono. Descobrir válvulas de escape para o estresse, como exercícios físicos ou atividades que dêem prazer, são estratégias que podem evitar pesadelos, por exemplo. O neurologista Manoel Sobreira indica medidas que podem melhorar o sono.

"Evitar bebidas cafeinadas, particularmente, no período de tarde, final de tarde, início de noite, café, chá mate, chá preto, alguns refrigerantes. É fundamental que se tenha um ambiente adequado, um ambiente com baixa luminosidade, com uma temperatura adequada. É importantíssimo que vocês tenham um horário regular tanto pra deitar como pra levantar no dia seguinte. [Isso] Ajuda na consolidação e na manutenção de um sono de qualidade. É fundamental evitar tablets, televisões, computadores muito próximos do horário de dormir e procurar ter atividade, principalmente próxima ao horário e dormir, que seja uma atividade mais relaxante."

O neurologista recomenda ainda a prática de atividade física regular, mas que os exercícios não sejam feitos perto do horário de dormir porque pode afetar o início do sono.

Reportagem de Ana Mary C. Cavalcante

Tags:, ,

Deixe uma resposta

*