12/06/23

Inscrições: 12ª Feira Municipal de Ciências e Cultura

A Feira Municipal de Ciências e Cultura de Fortaleza busca incentivar o desenvolvimento de trabalhos científicos no âmbito das escolas públicas da Rede Municipal (Foto: Divulgação)

Ouça "Inscrições abertas para a 12ª Feira Municipal de Ciências e Cultura de Fortaleza" no Spreaker.

Estão abertas as inscrições para a 12ª Feira Municipal de Ciências e Cultura de Fortaleza. O evento selecionará projetos científicos desenvolvidos por estudantes da Rede Municipal de Ensino, com a orientação dos professores nas diversas áreas do conhecimento.

A iniciativa é uma ação pedagógica desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Seara da Ciência, entidade vinculada à UFC. O professor Ilde Guedes, coordenador da Seara da Ciência , explica  como ocorre  a participação da entidade no evento:

"A Seara hoje entra como parceira no sentido da cessão do espaço. Prazer enorme receber esse evento na Seara. Inclusive, uma das distritais vai ser a Seara da Ciência,   além da Etapa Municipal, que é a grande final, com uma logística que a gente pode ajudar, com o pessoal pra julgar, os avaliadores, enfim, a gente está mais nessa etapa, toda etapa de seleção, burocrática, corre por por conta do pessoal da SME".

Ainda de acordo com o professor Ilde Guedes , a missão da Seara da Ciência  não é ensinar e sim divulgar e popularizar a ciência. Segundo  ele, a feira vem  preencher esse espaço:

"A meta principal da Seara não é ensinar, isso fica a cargo dos professores e dos seus colegas. A ideia básica da Seara é encantar, divulgar, popularizar a ciência. Então, esse é o tipo da atividade extracurricular que por si só cantadora, desafiante, o aluno vai começar a pesquisar, ler outras coisas. Então, tudo que vem a complementar a formação deles é nós acreditamos que seja extremamente essencial. E eu diria inesquecível pra eles e pros professores, pra todos que estão envolvidos: pais, coordenadores, diretores".

As inscrições seguem até 30 de junho. Podem participar do processo seletivo trabalhos desenvolvidos por estudantes, orientados por professores, do terceiro  ao nono ano do Ensino Fundamental e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O edital com todas as informações sobre a feira de Ciências  pode ser acessado através de link, na página da Prefeitura.

Márcia Vieira para a Rádio Univeristária FM.

Tags:, , ,