09/10/23

Inscrições abertas para as Jornadas de Filosofia Política UFC

As Jornadas de Filosofia Política da UFC tem como destaque as participações dos professores Antonio Batista Fernandes, da UECE, e Newton Bignotto, da Universidade Federal de Minas Gerais (Foto: Divulgação)

Ouça "Inscrições abertas para as Jornadas de Filosofia Política UFC - Edição 2023" no Spreaker.

Estão abertas as inscrições para as Jornadas de Filosofia Política UFC – Edição 2023, evento que visa divulgar os últimos resultados das pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação de Filosofia da Universidade Federal do Ceará sobre temas relacionados à política e sua interseção com a filosofia.

O evento será realizado entre os dias 17 e 19 de outubro no Auditório José Albano, no Centro de Humanidades 1.

Rodrygo Rocha Macedo é pós-doutorando do programa de pós-graduação em Filosofia da UFC e está no apoio na organização do evento. Ele dá mais detalhes.

"O evento Jornada de Filosofia Política UFC - edição 2023 foi idealizado pelo professor Odílio Alves de Aguiar e conta com o apoio do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará. As Jornadas são uma oportunidade oferecida aos estudantes do mestrado e do doutorado em filosofia que estão sendo orientados pelo professor Odílio Aguiar para que eles possam apresentar os resultados das suas pesquisas que articulam temas da política e da filosofia. Por isso que nas Jornadas poderão ser vistos trabalhos apresentados sobre temas caros à política, como a questão da sua subalternidade, o colonialismo, os usos políticos da estética, a relação entre estado e religião. Esses temas explorados nas Jornadas de Filosofia Política a luz das obras de pensadores."

As Jornadas de Filosofia Política da UFC tem como destaque as participações dos professores Antonio Batista Fernandes, da UECE, e Newton Bignotto, da Universidade Federal de Minas Gerais.

O evento vai contar com palestras, minicurso, mesas de debates e o lançamento dos livros O Brasil à procura da Democracia e Golpe de Estado: história de uma ideia, ambos do professor Newton Bignotto.

Rodrygo Rocha Macedo reforça a importância da participação da comunidade acadêmica.

"O evento Jornadas de Filosofia Política UFC é uma valiosa oportunidade para que não só os estudantes de graduação em filosofia que estão começando a dar os primeiros passos na pesquisa tenham contato em como as investigações na área acadêmica e política são executadas, mas como esses trabalhos que vão ser apresentados no evento se articulam com temas explorados em disciplinas de outros cursos, como de história, de economia, de ciências sociais, jornalismo, psicologia, direito. Nesse sentido toda comunidade universitária é bem-vinda à jornada de filosofia política UFC."

O link para se inscrever nas Jornadas de Filosofia Política da UFC está disponível em agenda.ufc.br

Reportagem de Fabrício Girão

Tags:, , ,