23/08/21

I Semana de Direito Desportivo acontece de 30/08 a 03/09

A proposta do evento nasceu em meio à pandemia da Covid e responde também aos anseios dos estudantes de ampliar conhecimentos sobre a área (Foto: Divulgação)

A Associação Atlética Acadêmica Centenária da Faculdade de Direito da UFC vai realizar a I Semana de Direito Desportivo entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro. A Atlética Centenária é gerida pelos alunos do curso e tem o intuito de estimular internamente a prática de esportes. Mas não somente. Através da Semana, a associação propõe se debruçar sobre discussões acadêmicas relacionadas ao Direito Desportivo.

Carlos César Cintra, professor da Faculdade de Direito da UFC e apoiador do evento, explica que a proposta nasceu em meio à pandemia da Covid, e que responde também aos anseios dos estudantes de ampliar conhecimentos sobre a área.

Em expansão, a discussão acadêmica-jurídica no campo desportivo encontra diferentes assuntos e áreas dentro do Direito. O professor comenta sobre alguns dos temas que serão discutidos durante a Semana:

"Entre outros assuntos, serão tratadas as seguintes questões: atletas transgêneros e o esporte; preconceitos e implicações penais no ambiente desportivo; atletas naturalizados e participação em competições internacionais; e a mediação em casos de doping esportivo. Percebe-se, portanto, a partir da escolha desses temas, que o evento será marcado por discussões frutíferas que certamente favorecerão o crescimento acadêmico que deles vierem a participar".

Entre os palestrantes da I Semana de Direito Desportivo estão dr. Leonardo Andreotti, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo; dra. Ana Paula Terra, gerente jurídica do Comitê Olímpico do Brasil nas olimpíadas de Pequim, Londres, Rio de Janeiro e Tóquio; e Dr. Gustavo Mônaco, professor da USP e um dos grandes nomes do Direito Internacional no Brasil.

Interessados no evento podem acessar link de inscrição pelo instagram @aaacentenaria ou entrar em contato com a organização pelo email aaacentenaria@gmail.com.

Raquel Dantas para a Rádio Universitária FM.

Tags:, ,