28/07/17

Harry Potter e os jovens leitores

Os livros de Harry Potter nos Estados Unidos ganharam ilustrações da artista Mary GrandPré (Foto: Divulgação)

Harry Potter, protagonista da série de livros que leva seu nome, comemora 37 anos de idade na próxima segunda-feira, dia 31 de julho. O personagem ganhou vida pelas mãos da britânica J.K. Rowling, que, não por acaso, também faz aniversário no dia 31. Esta saga, que completou 20 anos de publicação este ano, se tornou um dos maiores ícones pop da atualidade.

São poucas as produções que ganharam tamanha fama e influenciaram gerações quanto a série de Rowling. Ao todo, são sete, nove filmes, além de parques temáticos, seis livros extras sobre o mundo de Harry Potter, exposições dos estúdios onde os filmes foram gravados, campeonatos de quadribol (esporte popular entre bruxos), jogos, uma peça teatral e inúmeros produtos licenciados.

A autora e sua história

J.K. Rowling durante o lançamento do website Pottermore (Foto: Reuters)

Em 1990, a britânica J.K. Rowling estava em um trem londrino com destino a Manchester quando imaginou a história de Harry Potter, um bruxo órfão, que mora com os tios trouxas (nome dado aos não bruxos). Aos 11 anos, o jovem Harry, recebe uma carta de admissão da prestigiada Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts.

O que J.K Rowling não sabia na época, é que este personagem e seus melhores amigos Hermione Granger e Rony Wesley, a dariam o posto de primeira escritora
bilionária do mundo e deixariam crianças de 11 anos verificando incessantemente suas caixas de correio. Passados 27 anos desde a viagem a Manchester, a saga já foi traduzida para 79 idiomas e vendeu cerca de 450 milhões de exemplares.

A linguagem de Rowling

Através do website Pottermore, os fãs de Harry Potter recebem novas informações e conteúdos sobre a saga (Foto: Divulgação)

Em terras de Shakespeare, que escreveu cerca 17,000 palavras e inventou pelos menos 10% delas, a linguagem simples, clara e acessível de J.K Rowling é rainha. No começo de sua carreira, muitos analistas de literatura criticaram a escrita da autora britânica comparando-a com seu conterrâneo. Porém o público, principalmente o jovem, tomou Harry Potter como livro de cabeceira, e a leitura, que antes podia ser vista como chata e cansativa, se tornou uma diversão.

J.K. Rowling contornou as críticas e. hoje, acumula mais de 30 premiações literárias. Segundo a comunicadora e artista visual Paula Viana Mendes, que, em 2008, lançou o livro Por que Não Magia?é exatamente "esta escrita que tende a ir direto ao ponto e não é muito rebuscada nem muito floreada que fascinou todo mundo".

A escritora mantém uma relação próxima com os fãs da saga e promove, regularmente, eventos para interagir com seus leitores. O website Pottermore é a plataforma oficial do mundo mágico de Harry Potter, que conta também com uma conta no Twitter e um canal no Youtube. Lá, os fãs podem enviar mensagens para a britânica e receber novas informações e conteúdos sobre saga.

Uma legião de novos leitores

A saga Harry Potter foi adaptada aos cinemas, levando o trabalho de J.K. Rowling também para os não-leitores (Foto: Divulgação)

Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro livro da trama, foi publicado em 1997 e o último, nomeado de Harry Potter e as Relíquias da Morte, dez anos depois, em 2007. Durante esta década, leitores da saga esperaram ansiosamente pelo dia de lançamento dos livros. Conforme J.K. Rowling escrevia as obras, Harry, Hermione e Rony ganhavam uma complexidade maior. Uma geração inteira crescia junto com os personagens e acompanhava esse processo amadurecimento.

Para o jornalista Gabriel Macedo que é fã de Harry Potter desde os 13 anos de idade, "crescer junto com esta saga foi um primeiro contato com a literatura de um modo geral. Muitas pessoas, assim como eu, tomaram o gosto de ler e de conhecer outras histórias a partir do Harry".  Devido à receptividade do público infatojuvenil, J.K. Rowling se tornou uma figurinha carimbada nas bibliotecas das escolas brasileiras.

Harry Potter foi o primeiro livro de muitas crianças, que, a partir do desenrolar da história,  reconheciam a si mesmos nos personagens da série. Paula Viana Mendes afirma que a Rowling "viu um potencial na magia para criar um mundo muito próximo do nosso, um mundo onde as pessoas vão à escola, os adolescentes passam pelos mesmos problemas que os adolescentes 'trouxas' passam: namoram, brigam, criam amizades etc.".

A Ordem

Participantes d'A Ordem em um dos eventos produzidos pelo grupo (Foto: Maria Clara Medeiros)

Com a popularização da saga no mundo todo, os fãs passaram a se encontrar e discutir detalhes da série em eventos que se tornavam cada vez mais constantes. Em Fortaleza, no ano de 2001, alguns amigos criaram um grupo chamado A Ordem, o maior e mais antigo fã-clube de Harry Potter em Fortaleza.

Antonio Kleber Gomes, um dos criadores d'A Ordem, afirma que, além de representar a comunidade de fãs em Fortaleza, a ideia é "oferecer uma experiência completa para os fãs que se sentiam órfãos de eventos e confraternizações após o fim dos livros". A próxima experiência acontece nos dias 29 e 30 de julho, quando o grupo se reúne para comemorar os 20 anos de publicação do primeiro livro.

Com uma programação gratuita, o evento conta com sorteios de brindes, concursos de fantasias e mesas de debate. Todo um ambiente pensado para vivenciar a fantasia de Harry Potter. Portanto peguem suas capas de viagem e ergam suas varinhas pois a magia vai começar.

Tags:, , , ,