12/07/16

Filme francês marca o encerramento semestral do Cine Freud

Reprodução/Internet

Nesta quarta-feira (13), às 14 horas, no Auditório José Albano, o projeto Cine Freud encerra suas atividades semestrais com a exibição do filme Uma Nova Amiga (Une Nouvelle Amie). Após o filme, haverá uma palestra com a psicanalista Ana Carolina Martins, doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No primeiro semestre de 2016, o Cine Freud exibiu 11 filmes, dentre eles, Blue Jasmine, com direção de Woody Allen, e Para Sempre Alice, de Richard Glatzer (1952-2015) . O projeto é realizado pelo Laboratório de Psicanálise da UFC e coordenado por Orlando Cruxên e Caciana Linhares, professores do Curso de Psicologia da UFC.

Uma Nova Amiga ("Une Nouvelle Amie", França, 2015)

Uma Nova Amiga conta a história da Claire (Anaïs Demoustier), que após perder sua melhor amiga Laura, promete cuidar do filho recém-nascido dela, aproximando-se do viúvo David (Romain Duris). O enredo mostra a relação entre os dois e as inúmeras descobertas feitas com o decorrer do tempo.

Ruth Rendell (1930-2015) - Escritora inglesa que baseou a adaptação do filme Uma Nova Amiga

O filme, dirigido por François Ozon, é uma adaptação do conto The New Girlfriend, escrito pela inglesa Ruth Rendell (1930-2015), autora de histórias de suspense e mistério, e cuja obras renderam filmes como Carne Trêmula, de Pedro Almodóvar, e Mulheres Diabólicas, de Claude Chabrol.

François Ozon é bastante conhecido pela crítica francesa, já possuindo 15 longas realizados em um período de 16 anos de carreira. Seus filmes passeiam por vários gêneros, dentre eles, o thriller Dentro da Casa, o musical  8 Mulheres e o drama Sob a Areia, e costumam explorar a sexualidade em contextos de rupturas familiares.

Em 2015, o drama Uma Nova Amiga levantou várias discussões entre a crítica especializada e os espectadores, pelo fato de não rotular os gêneros de seus personagens. A proposta era de deixar bem claro o objetivo de explorar temas como a identidade de gênero e os estereótipos presentes na sociedade.

O evento acontece no Auditório José Albano (Centro de Humanidades área I da UFC) e é aberto ao público. As inscrições podem ser feitas presencialmente no local do evento apenas no dia da exibição, a partir de 13h30, ou pela da ficha de inscrição online.

Cine Freud: Exibição do Filme Uma Nova Amiga
Quarta-feira (13) – 14h
Auditório José Albano (Centro de Humanidades área I)
Av. da Universidade, 2683 – Benfica.
Aberto ao público.