18/05/16

Cine Freud exibe “Para sempre Alice”

Reprodução/Internet

Hoje (18), às 14h, o Cine Freud exibe o filme Para Sempre Alice. O projeto é realizado pelo Laboratório de Psicanálise da UFC e coordenado por Orlando Cruxên e Laéria Fontenele, professores do Curso de Psicologia da UFC. Após o filme, haverá uma palestra com a psicanalista Rebeca Escudeiro, Membro do Corpo Freudiano - Escola de Psicanálise e Professora do curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau.

Para Sempre Alice ("Still Alice", EUA/França, 2015)

O filme conta a história de Alice Howland (Julianne Moore), uma professora de psicologia cognitiva e linguística, que aos poucos começa a perder lembranças da sua vida, como palavras e nomes de ruas que costumava frequentar. Após ser diagnosticada com Alzheimer,  a doença passa a mudar sua dinâmica de vida, pondo à prova os relacionamentos com o marido John (Alec Baldwin) e a filha Lydia (Kristen Stewart). O longa se desenvolve basicamente em meio à evolução do quadro clínico da protagonista.

O filme tem direção e roteiro de Richard Glatzer (1952-2015) e Wash Westmoreland, e foi uma adaptação do livro Still Alice, de 2009, da escritora e neurocientista norte-americana Lisa Genova. Para Sempre Alice ganhou mais de 30 prêmios de cinema, dentre eles o Globo de Ouro, o Spirit Award, BAFTA, o SAG, o Hollywood Awards e o Oscar de melhor atriz para Julianne Moore.

O evento acontece no Auditório José Albano (Centro de Humanidades área I da UFC) e é aberto ao público. As inscrições podem ser feitas presencialmente no local do evento, apenas no dia da exibição, a partir de 13h30, ou pela da ficha de inscrição online.

Cine Freud: Exibição do Filme Para Sempre Alice
Quarta-feira (18) – 14h
Auditório José Albano (Centro de Humanidades área I)
Av. da Universidade, 2683 – Benfica.
Aberto ao público.