16/08/21

Festival Curta O Gênero realiza programação até 29/08

A partir do dia 17, tem início a IX Mostra Internacional Audiovisual, com exibição de 97 curtas-metragens (Foto: Aline Guimarães/Divulgação)

Em 2012, a ONG Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero realizou a primeira edição do Curta O Gênero, apostando no poder formativo das mais diversas linguagens artísticas para ajudar a construir uma cultura política de equidade.

O evento se multiplicou em temáticas, espaços e atividades, e chega agora a sua nona edição. O tema é Conexões entre Arte, Política e Ciência para Bem Viver o Presente. Marcos Rocha, coordenador geral do Curta O Gênero, diz que nele estão expressos os desafios dos nossos tempos: tempo de ataque à ciência, à cultura e de apequenamento da política (de forma mais dramática), como observa. O que se quer comunicar são os elos que a sociedade pode construir para enfrentar esses desafios.

"Essas conexões são importantes de serem feitas agora para que a gente possa, como diz o título, bem viver o presente. São conexões necessárias, conexões possíveis, para que todos e todas aquelas que tenham uma mirada democrática mais robusta, que tenham realmente interesse em construir no coletivo, que tenham ou que partam de perspectivas insurgentes, revolucionárias, contra hegemônicas, possam juntar forças, e possam ajudar a fazer um mundo melhor para o agora, e não para um futuro distante. Então esse é o desafio, o desafio das conexões."

Desde o dia 10 de agosto, o Curta O Gênero traz as Mostras Artísticas de fotografia, ilustração, arte cênica e música. Elas podem ser conferidas até amanhã, dia 15, no site do evento.

A partir do dia 17, tem início a IX Mostra Internacional Audiovisual, com exibição de 97 curtas-metragens. Além do IX Seminário Gênero, Cultura e Mudança, com mais de 100 trabalhos selecionados para o espaço Diálogos Convergentes. O Seminário também traz mesas, minicursos, rodas de conversa, oficinas e lançamentos de livros.

Em quase dez anos de trabalho, o Curta O Gênero estabeleceu espaço importante para abordar as sexualidades e gênero a partir da compreensão estrutural das diversas opressões que marcam nossa realidade. Ao ser indagado sobre as percepções de legado, Marcos Rocha é cauteloso, mas valoriza o esforço coletivo que marca a trajetória do evento e estimula a sua continuidade:

"É um dos poucos projetos, ações com a continuidade de uma década, praticamente, e com a amplitude, a largueza de temas e de possibilidades de interagir, digamos assim, com a temática através de diversas linguagens. A gente tem ajudado, por exemplo, do ponto de vista da academia, como espaço para escoar a produção acadêmica de jovens, que durante os seus 4, 5 anos de formação estiveram no Curta O Gênero em todas as edições. Então, isso é muito bacana. Então eu diria isso: o Curta O Gênero construiu um lugar, e a partir desse lugar tem dado contribuições que a gente acredita relevantes, e por isso mesmo a gente prossegue."

A programação do 9º Curta O Gênero vai até o dia 29 de agosto. Até o dia 17 dá tempo de se inscrever nas atividades do Seminário. Todos os detalhes você encontra no site curtaogenero.org.br.

Raquel Dantas para a Rádio Universitária FM.

Tags:, ,