12/09/18

Festival Curta o Gênero chega a sua 7ª edição

Desde 2012 já foram exibidas cerca de 300 produções audiovisuais no festival (Foto: Levi Mota Muniz)

Dos dias 11 a 16 de setembro é realizado o Festival Curta O Gênero, que tem como foco discutir temas relacionados ao feminismo, diversidade, política e democracia. O festival é gratuito e as atividades são realizadas de 14h às 22h, nos espaços Caixa Cultural Fortaleza, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Centro Cultural Belchior.

O Curta o Gênero teve início em 2012 e atualmente está em sua 7ª edição, sendo organizado pela ONG Fábrica de Imagens. O evento deste ano traz como temática Política e Democracia – Revisitando conceitos e apontando alternativas a partir dos feminismos latino-americanos. Para discutir esse assunto o festival conta com simpósios e seminários; oficinas e minicursos; lançamento de livros; exibição de produtos audiovisuais e exposições.

Este ano também será realizado o I Colorindo o Gênero, uma série de oficinas e exibições audiovisuais específicas para crianças (Ilustração: Luciana Nabuco)

A produtora do evento, Taiane Alves, que também faz parte da Coordenação Socioeducativa da ONG Fábrica de Imagens, reforça a importância do tema escolhido para esta edição. “Quando a gente escolhe falar sobre o feminismo latino-americano, a intenção é fugir um pouco dessa discussão mais comum do feminismo, que é muito eurocêntrica, focada apenas na Europa. E esse tipo de feminismo não consegue captar tudo que a gente é e o que enfrenta como mulher latino-americana”, explica.

Dentro da programação do evento também estão abertas, de 14h às 20h, a VII Exposição Fotográfica Contrastes - gênero, tempos, lugares, olhares e a II Exposição de Ilustrações Expressões de Gênero, no Centro Dragão do Mar, que seguem até o dia 30 de setembro.

Sobre as atividades, Taiane ressalta a intenção de fazer do festival um evento mais plural. “O que diferencia essa edição das outras é que são utilizadas várias plataformas e linguagens diferentes para alcançar o público. Então se alguém se interessar por audiovisual, vai ter a exibição dos curtas e longas-metragens, se alguém tem um interesse mais acadêmico, pode assistir aos seminários”, afirma.

Para participar dos seminários do festival foram convidadas pesquisadoras e ativistas brasileiras e de outros países, como Wânia Pasinato, da Universidade de São Paulo; Mirla Cisne, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte; Natalia Cabanillas, da Argentina; e Mariana Mora Bayo, do México.

Para quem tiver interesse em participar do Festival Curta o Gênero, basta acessar a página no Facebook do evento, para obter maiores informações.

Matéria feita por Maryana Lopes com orientação de Carolina Areal

Tags:, , ,