13/08/15

Festa de Yemanjá tem início nesta sexta-feira (14)

Amanhã, sexta-feira (14), tem início a programação para a Festa de Yemanjá. A celebração homenageia a “rainha do mar” e tem como objetivo valorizar a cultura afrodescendente.

As festividades acontecem na Praia de Iracema e na Praia do Futuro e vão até sábado (15).
A programação, no primeiro dia, começa às 18h com apresentação do Afoxé Filhos de Oya, rituais e a primeira oferenda a Yemanjá na Praia de Iracema.

Na Praia do Futuro, as comemorações do primeiro dia são comandadas pela União Espírita Cearense de Umbanda, a partir das 18h. Também haverá queima de fogos e apresentação do Centro do Pai Silvio.

No segundo dia, a celebração tem início às 10h, na Praia de Iracema, com apresentações culturais, entrega de comendas. Às 13h começa a colocação de oferendas à Yemanjá na jangada e, finalmente, às 18h, a saída da jangada ao mar.

Na Praia do Futuro, o segundo dia de celebração tem início às 8h com cortejo sai da Rua Castro e Silva, 920, e segue até a Praia do Futuro. E, às 11h, haverá apresentação do Afoxé Acabaca, de Anderson Monteiro, entre outros.

SERVIÇO:
Festa de Yemanjá 2015
Dias 14 e 15 de agosto
Local: Praia de Iracema e Praia do Futuro
Acesso gratuio

Programação completa:
Praia de Iracema
Sexta-feira (14/8): 18h – Acolhida; 18h30min – Apresentação do Afoxé Filhos de Oya; 19h– Inicio dos Rituais; 22h – Primeira Oferenda a Yemanjá.
Sábado (15/8): 10h – Apresentações Culturais; 13h – Entrega de Comendas; 14h – Inicio dos Rituais; 16h – Colocação de Oferendas a Yemanjá na jangada; 17h30min – Saída da jangada ao mar para entrega de oferendas a Yemanjá; 18h – Encerramento.

Praia do Futuro
Sexta-feira (14/8): 18h – Abertura / Queima de Fogos e apresentação do Centro do Pai Silvio. Durante toda a noite várias caravanas vindas do interior vão passar a noite louvando Yemanjá.
Sábado (15/8): 8h – Abertura e saudação a Yemanjá em cortejo da Castro e Silva, 920 até a Praia do Futuro; 11h: Boas-vindas aos presentes; Apresentação do Afoxé Acabaca; Barraca da Saúde da RENAFRO – Rede Nacional Afro Descendentes de Saúde; Apresentação de Anderson Monteiro - A voz do Samba, prestigiando Yemanjá; Emissão de Certificados de participação; Trabalhos no Centro Pai Rodrigo de Yemanjá; 18h – Encerramento

Deixe uma resposta

*