19/08/16

Evento fotográfico lança 6ª edição dos Encontros de Agosto

Foto: Régis Amora (Ensaio Cine Casa)

Há 177 anos, a partir da invenção do daguerreótipo, máquina fotográfica criada pelo físico francês Louis Daguerre ( 1787 - 1851), nascia a fotografia. Com o tempo, essa tecnologia se consolidou como uma linguagem e um meio de expressão capaz de construir narrativas. A comunicação por meio da imagem passou então a ser usada pela sociedade nas mais variadas circunstâncias, por exemplo, nos eventos sociais, nas intervenções artísticas, na própria casa com os familiares, etc.

Para comemorar essa data, nesta sexta-feira (19), a partir das 17h, no Museu da Imagem e do Som (MIS - CE), em meio à festa que celebra o Dia Mundial da Fotografia, acontece o lançamento da 6ª edição dos Encontros de Agosto. O festival traz o tema Narrativas e Alteridade e promove workshops, exposições, leituras de portfólio e palestras.

Encontros de Agosto

13418714_1032201520192345_6655293437633988865_nO evento comemora o 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia. Em 2016, o tema é Narrativas e Alteridade. Um dos objetivos gerais desse evento é promover o intercâmbio entre a fotografia cearense e a produção contemporânea brasileira e internacional. Neste ano, o festival coloca o Nordeste no centro dos diálogos que investigam distanciamentos e aproximações fotográficas, para também entrelaçar fronteiras e investigar a diversidade da produção imagética dos sujeitos e territórios.  A temática abre espaço para trabalhos que exploram a formação da identidade por meio da percepção do outro, além da interação com o diferente. Serão selecionados até 35 ensaios fotográficos inéditos ou já exibidos.

Até a próxima quarta-feira (25), os Encontros de Agosto selecionam produções de fotógrafos do Ceará e do Nordeste. Podem participar desta Convocatória fotógrafos profissionais ou amadores, nordestinos residentes ou não, nos seus Estados de origem, com propostas individuais ou coletivas. O formulário e o regulamento estão disponíveis para download no site.

As mostras coletivas de cearenses e de fotógrafos de outros estados do Nordeste serão exibidas na abertura dos Encontros de Agosto, marcada para o dia 29 de setembro com visitação até o dia 30 de outubro, no Museu da Cultura Cearense ( MCC), com sede no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema.

Lançado em 2011, o projeto, realizado pela Imagem Brasil e pelo Instituto Cultural Anima, com apoio do Instituto da Fotografia (Ifoto) e da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil. A iniciativa propõe o incentivo à circulação dos trabalhos de fotógrafos do Nordeste e a promoção de trocas de experiências entre autores e agentes de toda a região.

Festa da Fotografia e lançamento dos Encontros de Agosto 2016
Hoje (19), às 17 h
MIS - Museu da Imagem e do Som ( Av. Barão de Studart, 410 - Meireles)
Mais informações: (85) 3101-1207