12/06/23

Evento destaca ações e oportunidades para comunidade surda

As inscrições são gratuitas e online, por link disponível no site agenda.ufc.br (Foto: Divulgação)

Ouça "Evento na UFC destaca ações e oportunidades para comunidade surda" no Spreaker.

A Universidade Federal do Ceará realiza, nesta terça-feira, dia treze de junho, o evento “Cultura surda: inovação e academia”.

O evento informa sobre ações e oportunidades de negócios, desenvolvidas pela UFC e voltadas para a comunidade surda, além de divulgar opções de estudos nos Estados Unidos.

A responsável pelo Núcleo de Ações voltadas à Inclusão da Pessoa Surda da UFC, Karen Clark, fala sobre os objetivos do encontro:

"Primeiramente, apresentar as ações Centro de Negócios e Oportunidades para Pessoa Surda, Clube de Libras UFC, Georreferenciamento do SUS do Ceará e Núcleo Rondon na UFC, os quais trabalham em parceria com o Núcleo de Ações Voltadas à Inclusão da Pessoa Surda, que é da Pró-Reitoria de Extensão. Desejamos que a comunidade universitária conheça mais sobre essas ações e as possibilidades de ingresso nas mesmas, visando seu desenvolvimento pessoal e acadêmico."

Já as oportunidades de estudo nos Estados Unidos serão apresentadas pela professora Cristina Borges, representante do governo norte-americano na UFC. O evento “Cultura surda: inovação e academia” é realizado em parceria com as Pró-Reitorias de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, de Extensão e de Gestão de Pessoas da UFC.

O encontro reflete o compromisso da universidade com a comunidade surda, destaca Karen Clark, do Núcleo de Ações voltadas à Inclusão da Pessoa Surda:

"Por meio do CENOPS UFC, informações úteis tem sido veiculados nos canais deste projeto de inovação da Prointer. Essas informações visam propiciar a comunidade surda acessos a serviços e oportunidades. Pelo Clube de Libras UFC são articulados grupos de estudos da LIBRAS que tem alcançado tanto ouvintes como surdos, dentro e fora da UFC. Já no Núcleo Rondon na UFC, os projetos já citados podem realizar apresentações de sensibilização para o aprendizado da LIBRAS, dentre outras ações visando a inclusão da comunidade surda."

O evento “Cultura surda: inovação e academia” tem o apoio da Associação dos Surdos do Ceará, do Departamento de Letras Libras e Estudos Surdos da UFC e da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui.

O evento será realizado às 19h, no auditório Rachel de Queiroz, localizado no campus do Benfica. As inscrições são gratuitas e online, por link disponível no site agenda.ufc.br.

Ana Mary Cavalcante, para a Rádio Universitária FM.

Tags:, ,