04/03/21

Estudantes de Teatro da UFC lançam Websérie

Arthur Moreira, Larissa Gondim e Raireno Maciel são estudantes do curso de Licenciatura em Teatro da UFC, em Fortaleza (Foto: Divulgação)

Como a pandemia mudou a nossa forma de perceber e sentir os espaços? Como produzir diante dessa nova realidade? Perguntas como essas permearam o imaginário de três alunos do curso de Licenciatura em Teatro da UFC e ajudaram a criar o projeto Eu, Nós e a Casa. A Websérie, dividida em 4 episódios, mostra o olhar de Arthur Moreira, Larissa Gondim e Raireno Maciel para os espaços que habitam e como eles refletem nos percursos traçados pelos atores.

O estudante Raireno Maciel explica que os três já estavam pesquisando sobre memória, família, cartografia e relações em um grupo de estudos na universidade, mas a pandemia mexeu com os planos deles. "Veio a pandemia e isso quebrou as nossas pernas, pois tínhamos muitos projetos em mente. Nós três conversamos um dia sobre como estávamos tristes, sem conseguir produzir, então, resolvemos estudar esse lugar de casa e os sentimentos que nos atravessavam", explica Raireno.

xxxxxxxx

As gravações foram feitas pelos próprios atores através do celular (Foto: Divulgação)

Natural da Paraíba, Raireno teve que voltar para sua cidade natal por conta do decreto de distanciamento social. Assim como ele, Larissa Gondim viajou para Limoeiro do Norte e Arthur Moreira para Itaitinga. De acordo com Raniero, desde março de 2020 os três amigos não se encontram presencial e todo o processo criativo da Websérie foi realizada de forma virtual e independente. "Tivemos que abandonar tudo para voltar ao antigo lar e isso não foi fácil, tinham as inquietações, os sentimentos, a família. Cada um de nós gravou algo e depois, quando vimos o material, muita coisa estava coesa. A saudade está muito presente nessa Websérie", conta o estudante.

Feliz com a concretização da Websérie, que foi contemplada pelo edital Arte Caucaia do Inciso III da Lei Aldir Blanc, Raireno espera que "esse projeto seja a porta de abertura para outras ideias, quem sabe a conclusão de curso e novos espetáculos". O primeiro episódio foi disponibilizado no canal Eu, Nós e a Casa no Youtube. Já o segundo episódio será liberado nesta sexta-feira, dia 5 de março, às 19h, no Youtube e no perfil do projeto no instagram.

Reportagem Carolina Areal

Tags:, , , , ,