27/09/21

Estudantes da UFC realizam XI Semana de Educação Musical

A programação completa da XI SEMU está no perfil de Instagram do Centro Acadêmico de Música, no @camusicaufc (Foto: Divulgação)

Estudantes do Curso de Licenciatura em Música da UFC Campus Fortaleza realizam a XI SEMU - Semana de Educação Musical. O evento começa nesta segunda (27), a partir das 9h, e segue até sexta-feira, dia 1º de outubro.

Para esta edição, os alunos que integram a Comissão Gestora observaram os diferentes interesses de seus colegas de curso. Decidiram então construir uma SEMU em sintonia com as diversas formas de fazer e se relacionar com a música; e com o desejo de interagir com a comunidade em geral, dentro e fora do ambiente acadêmico. O tema escolhido para a XI SEMU foi “Educação musical e pluralidade: difusão de novos caminhos para o conhecimento artístico e docente”.

As onze edições da semana, num curso que está completando 15 anos, demonstram o envolvimento dos estudantes de Música na busca pela construção e apropriação de novos saberes. A Semana de Educação Musical é feita com esse objetivo, como nos conta Ívina Sampaio, estudante da Licenciatura e uma das organizadoras do evento:

"É pra despertar interesses, descobrir assuntos que a gente nem sabia que gostava. E com um evento desses a gente descobre, se interessa, e vira um novo caminho. Reabre os olhos para a pesquisa, para a atuação no mercado. Então é muito importante a gente saber que pode expandir nosso pensamento para além da universidade, mesmo estando dentro dela".

Além de organizadores, os estudantes também são responsáveis por ministrar algumas das atividades da programação. Ela está dividida em quatro modalidades: oficinas, que acontecem pela manhã; mesas redondas e palestras, às tardes; e apresentações musicais, no turno da noite.

A organização também convidou docentes, pesquisadoras e pesquisadores de outras universidades. Destaque para a professora Marisa Fonterrada, da Universidade Estadual Paulista, que dará palestra sobre educação musical em quatro eixos. A atividade acontece nesta segunda, às quatro horas da tarde. Ívina Sampaio compartilha outros temas que serão discutidos ao longo da semana:

"A gente vai ter discussões sobre mulheres na música. Se tem tanta mulher interessada em música, porque que falta tanto a presença das mulheres não só como intérpretes, mas como compositoras, produtoras artísticas. A gente vai tá falando sobre arte e autocuidado, que é uma coisa importantíssima nesse tempo de pandemia. Vamos falar sobre música autoral. A gente vai falar até sobre projetos de pesquisa. Então realmente a gente tá abraçando muitas áreas".

A programação completa da XI SEMU está no perfil de Instagram do Centro Acadêmico de Música, no @camusicaufc. Todas as atividades da Semana acontecem online e são gratuitas. A organização vai emitir certificado individual por oficina e certificado geral para quem participar de no mínimo 70% das palestras e mesas redondas.

Raquel Dantas para a Rádio Universitária FM.

Tags:, , ,