24/02/21

Estudantes da UFC fazem aplicativo de futebol

O aplicativo já acumula 60 mil downloads e tem mais de 18.600 usuários ativos com apenas 6 meses de criação (Foto: Reprodução/Internet)

Eles marcaram um gol de placa. Dois estudantes de engenharia de software do Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá criaram um aplicativo para celular voltado para o público de futebol. A iniciativa já acumula 60 mil downloads e tem mais de 18.600 usuários ativos com apenas 6 meses de criação.

O Brasileirão Série A é fruto do esforço de Rafael Lima e Clebson Uchoa ao longo de três anos para emplacar um programa que agradasse aos aficionados pelo esporte. Rafael dá mais detalhes sobre as funcionalidades do programa, que atualmente está disponível para o sistema Android.

"O app hoje suporta várias ligas do brasil, Brasileira Séria A, B e C, e alguns regionais. O usuário pode acompanhar a partida em tempo real, classificação e estatísticas da partida, lances, partidas futuras e se inscrever em uma partida ou em um time, e receber notificações. Também se acontecer algum gol, ele vai ser avisado sobre isso."

Os estudantes destacam o design limpo e intuitivo do aplicativo, com um mínimo de telas possíveis pra que o usuário possa ter acesso mais rápido à informação desejada. Apesar de o programa já contar com feedbacks e comentários positivos, eles pretendem aprimorá-lo incluindo outras ferramentas com informações, por exemplo, sobre artilheiros e estatísticas gerais. A ideia é competir com softwares maiores. Os desenvolvedores sonham ainda mais alto, como adianta Clebson Uchôa.

"A gente pretende criar um aplicativo internacional, voltado para a Copa do Mundo, e vamos utilizar toda a nossa infraestrutura do app Brasileirão para construir esse aplicativo. Esperamos chegar até a Copa do Mundo com esse aplicativo tanto para Android como para iOS."

Além de tempo, os estudantes investiram ao todo cerca de 3000 reais em publicidade para desenvolver o brasileirão Série A. O retorno dos usuários foi de pouco mais de 2000 doláres, o que na cotação atual corresponde a mais ou menos 11 mil reais.

Síria Mapurunga para a Rádio Universitária FM

Tags:, , , , , , , , , ,