30/11/23

Entenda os riscos de partos prematuros

Outro ponto muito importante são as consultas de acompanhamento e ambulatório de segmento específico para prematuros. Outra questão de grande importância é o cumprimento do calendário vacinal (Foto: Freepik)

Ouça "Entenda os riscos do parto prematuro" no Spreaker.

O Brasil está entre os dez países do mundo com mais nascimentos prematuros.
São, aproximadamente, 302 mil bebês nascidos com menos de trinta e sete semanas de gestação. As informações são do Ministério da Saúde.

Estima-se que de dez a doze por cento dos nascimentos, por ano, são prematuros no País.
No Ceará, apenas no Hospital Geral Doutor César Cals, o Serviço de Neonatologia registrou 1.345 partos prematuros, entre janeiro e outubro deste ano.

Para reduzir o risco da prematuridade em até setenta por cento dos casos, especialistas indicam o acompanhamento médico durante toda a gestação. A chefe do Centro de Neonatologia do Hospital Geral Doutor César Cals, Ana Daniele Vitoriano, reforça a importância do pré-natal para identificar possíveis causas do problema.

"Em aproximadamente trinta por cento dos casos, a causa da prematuridade é desconhecida. Mas há causos preveníveis e um pré-natal adequado é fundamental pra detectar precocemente agravos que podem resultar em um parto prematuro. Doenças como diabetes, hipertensão, infecção urinária são detectadas durante o pré-natal e são perfeitamente controladas."

Além das causas que podem ser tratadas e controladas durante o pré-natal, ela cita outros fatores responsáveis por partos prematuros.

"A gemelaridade é um deles, a gravidez na adolescência, a gravidez em idade avançada, doenças maternas pré-existentes como má formação uterina, doenças autoimune, daí também a importância de uma avaliação da saúde da mulher antes da gravidez." 

A prematuridade aumenta o risco de morte neonatal ou pode causar danos cerebrais e outras complicações à saúde do bebê. O tempo de internação de um bebê prematuro é variável, mas, depois da alta hospitalar, os cuidados seguem redobrados em casa.
O leite materno, por exemplo, é fundamental para a alimentação da criança. A chefe do Centro de Neonatologia do Hospital Geral Doutor César Cals, Ana Daniele Vitoriano orienta.

"Outro ponto muito importante são as consultas de acompanhamento e ambulatório de segmento específico para prematuros. Outra questão de grande importância é o cumprimento do calendário vacinal."

Também são importantes cuidados com a higienização das mãos ao ter contato com o recém-nascido, para evitar infecções, já que o sistema imunológico é também prematuro e torna o bebê mais vulnerável.

Reportagem de Ana Mary C. Cavalcante

Tags:, ,

Deixe uma resposta

*