30/11/23

El Niño deve provocar estiagem severa No Nordeste em 2024

Nordeste deve ter estiagem severa, no próximo ano, provocada pelo fenômeno El Niño (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil)

Ouça "Nordeste deve ter estiagem severa, no próximo ano, provocada pelo fenômeno El Niño" no Spreaker.

Tempo ruim para chover.

Uma estiagem severa, em 2024, provocada pelo El Niño, é a previsão da comunidade científica para o Nordeste. No lugar da esperançada quadra chuvosa, entre janeiro e abril, o período deve ser de seca.

A previsão é reforçada pela Funceme – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, reflete o presidente do órgão, Eduardo Martins.

"A Funceme, já em janeiro, levantou a preocupação de um cenário de El Niño que durasse toda a nossa estação chuvosa de 2024. Isso tem reflexos em vários setores principalmente aqui  pra agricultura de sequeiro, de setor recursos hídricos, sob a forma de impactos de perda de proatividade de significativos e também de aportes reduzidos aos principais sistemas monitorados pelo estado do Ceará."

Este ano, o El Niño alternou enchentes e calor intensos, no Sudeste e Sul do País. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, em 2024, as temperaturas, no Nordeste, podem subir até dois vírgula cinco graus acima da média. O presidente da Funceme projeta o impacto do El Niño no Ceará.

"O cenário do jeito que está posto ele é um cenário que aponta pra um impacto meio que generalizado para o estado do Ceará. Agora nosso clima ele é caracterizado pela parabilidade espaço-temporal. Então, eventualmente, a gente pode ter alguma localidade que sofra menos relativo ao aspecto mais regional. Mas de modo geral o cenário está posto aí nos uma preocupação para todo território cearense."

A agricultura de plantio e o aporte hídrico estão no caminho do El Niño, aponta Eduardo Martins.

"Então, esta é a preocupação, a gente tem que ter uma certa cautela em decisões no caso da agricultura de plantio nesse cenário de El Niño e no caso setor de recursos hídricos cautela nas alocações, algo que a gente vem eh trabalhando junto a Cogerh e junto aos comitês de bacia pra divulgar essa preocupação desde o início do ano. Então essas informações já vem sendo incorporadas no setor no que diz respeito a locação de água."

De acordo com a Cogerh – Companhia de Gestão de Recursos Hídricos, considerando a possibilidade de seca, a previsão é que a capacidade hídrica local diminua dos atuais quarenta por cento para vinte e nove por cento, no fim da quadra chuvosa de 2024.
Segundo informações do órgão, o estoque de água, na Bacia Metropolitana de Fortaleza, “é razoável” e é fundamental o cuidado no uso dos recursos hídricos e a conscientização de todos sobre a economia de água.

Reportagem de Ana Mary C. Cavalcante

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

*