04/02/22

Desafios do Novo Ensino Médio

No Ceará, as escolas estão se preparando para as mudanças por meio de um curso ofertado a professores e gestores desde outubro do ano passado (Foto: Hedeson Alves)

A educação no Brasil ganha uma nova face a partir deste ano com a implementação do Novo Ensino Médio. Aprovado por lei em 2017, seu objetivo seria tornar os estudos mais atrativos, evitando o abandono escolar. Através do novo modelo, parte das aulas será comum a todos os estudantes do país, direcionada pela BNCC, Base Nacional Comum Curricular. A mudança vale para as turmas de 1ª série, mas até 2024 a expectativa é que passe a valer também para as séries seguintes. A primeira alteração é a ampliação da carga horária. Em 2022, ela deve ser de pelo menos mil horas anuais, ou cinco horas diárias. E ainda deve ser aumentada até chegar a 1400 horas anuais, ou sete horas diárias.

Outra mudança prevista é a escolha de um itinerário formativo pelos estudantes para o aprofundamento do aprendizado. Iane Nobre, coordenadora de gestão pedagógica do Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado, dá mais detalhes sobre essa nova possibilidade.

Ouça na reportagem de Síria Mapurunga:

Tags:, ,