19/09/16

Curso de Teatro da UFC apresenta espetáculo de rua com artistas locais

Foto: Carol Veras

Em parceria com artistas de Fortaleza, o Laboratório de Práticas Cênicas e Audiovisuais (LPCA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) apresenta, a partir de hoje (19), o espetáculo de rua Os Urubus. Baseado na comédia "O Palácio dos Urubus", do teatrólogo fluminense Ricardo Meirelles, o texto lança mão de questionamentos e reflexões sobre política, democracia e a realidade social local, com exibições na Praça da Gentilândia e na Praça José de Alencar.

Fruto de um projeto de pesquisa do LPCA, a adaptação dirigida pelo professor do Instituto de Cultura e Arte (ICA/UFC) Héctor Briones foi construída em conjunto com diversos grupos artísticos locais, como o Pavilhão da Magnólia e Cia. Prisma das Artes, além dos membros do projeto e outros alunos dos cursos de Teatro e Letras da UFC.

Escrito em 1975 e censurado pela ditadura militar, o texto original se passa na fictícia ilha de Babaneiralle, uma corrupta monarquia tropical. Sem rumo, o país sempre esteve à mercê da sorte e da corrupção enquanto a extravagante Corte vive no luxo. Tudo muda quando uma revolução ameaça invadir o palácio real e destronar os "tubarões da mordomia".

Cheia de referências à realidade brasileira, a obra de Ricardo Meirelles se dispõe a refletir sobre o que é teatro para o povo. Essa também é uma preocupação da adaptação, que levou suas encenações para a rua. Em 2014, o projeto Os Urubus foi contemplado no IX Edital Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, quando também foi vencedor no Prêmio Funarte Artes na Rua (Circo, Dança e Teatro).

As apresentações têm início a partir desta segunda-feira, na Praça de Gentilândia, e seguem até o final do mês, na Praça José de Alencar. Confira o calendário:

19 e 26/09 – Praça da Gentilândia (Av. 13 de Maio esquina com Rua Waldery Uchôa), às 19h30min;
20 e 27/09 – Praça José de Alencar (em frente ao Theatro José de Alencar – Rua Liberato Barroso, 525, Centro), às 16h30min.