20/07/16

Curso de Música celebra 10 anos com VI Encontro Musical da UFC

Foto: Divulgação/Theatro José de Alencar

O Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC) comemora, neste ano, 10 anos de fundação. Para festejar a data e homenagear personalidades importantes de sua história, a graduação, em parceria com a Secretaria de Cultura e Arte da UFC (Secult-Arte), realiza, de 24 a 30 de julho, o Nordeste 2016 - VI Encontro Musical da UFC.

A cerimônia de abertura do evento ocorre neste domingo (24), às 19 horas, no Theatro José de Alencar, e reúne convidados de todas as regiões do País, entre professores, homenageados e músicos. Para abrir as atividades, a solenidade conta com uma série de apresentações, com destaque para o Coral da UFC, recém-chegado de uma turnê pela Europa, que se apresenta com o Recital Alguém Cantando, uma compilação de músicas que remetem ao sagrado, à juventude e à brasilidade, com canções que vão desde às ave-marias até sambas e música nordestina.

Em sua sexta edição, realizada com um hiato de 20 anos entre esta e a última (1986), o  Nordeste -Encontro Musical da UFC traz aos participantes uma programação intercalada de oficinas e apresentações musicais. A partir da segunda-feira (25) até a sexta-feira (29), os inscritos poderão assistir, no Instituto de Cultura e Arte (ICA-UFC), no Campus do Pici, de 9 às 12 horas, oficinas de contrabaixo acústico, trompete, trombone, oboé, fagote, clarinete, trompa, tuba, eufônio, flauta transversal, saxofone, percussão, violino, viola, violoncelo, regência orquestral, regência coral, técnica vocal, teclado e violão.

De acordo com a oficina escolhida e com a aptidão musical, os participantes serão divididos em grupos práticos que seguem temas específicos, sendo eles Orquestra Sinfônica, Orquestra de Câmara, Banda Sinfônica, Camerata de Cordas, Coral, Grupo de Violões e Grupo de Percussão. A ideia é que cada formação estude e execute, sob orientação dos maestros responsáveis, repertórios específicos para cada tema e que, ao final, se apresente ainda no Festival, de modo a exibir os resultados obtidos durante a semana de oficinas.

A prof.ª Izaíra Silvino, fundadora do evento e figura emblemática para o Curso de Música da UFC, é uma das homenageadas do evento / (Foto: Acervo pessoal)

Além de celebrar o aniversário do Curso de Música, o evento homenageia também a professora Izaíra Silvino, considerada uma das personagens mais importantes para a fundação da graduação na UFC. Izaíra, que além de docente é regente, compositora e escritora, foi responsável pela criação, em 1982, do festival Nordeste - Encontros Musicais da UFC. O evento, que foi realizado consecutivamente por cinco anos, tornou-se um marco ao elaborar, na sua edição de 1985, um documento com aproximadamente mil assinaturas que pedia formalização do ensino de música na UFC. O curso, então, viria a ser fundado 2006, na modalidade Licenciatura em Educação Musical.

De acordo com o professor Leandro Serafim, coordenador do evento, o curso tem crescido bastante nesses 10 anos,  com a ocasião do aniversário de fundação, surgiu a oportunidade de retomar o Encontro Musical da UFC. Do início da graduação para cá, surgiram variáveis como a Lei 11.769, sancionada pelo ex-presidente Lula em 2008, que estabelece o ensino de música nas escolas de educação básica. "Junto com isso [a lei] veio uma grande demanda de professores que o curso espera suprir", afirma o docente de Música, ressaltando que apesar da demanda, o curso vai além e procura formar profissionais de música para todas as instâncias.

Com exceção das oficinas, que já foram preenchidas e estão com as inscrições encerradas, as atividades do evento são abertas ao público. Você pode conferir a programação completa no site do VI Encontro Musical da UFC.

Nordeste 2016 - VI Encontro Musical da UFC
24 a 30 de julho
Theatro José de Alencar, Instituto de Cultura e Arte (UFC) e Seara da Ciência (UFC)
Mais informações pelo site.