02/06/16

Coral da UFC estreia nova temporada do espetáculo GULA

Foto: Thais Mesquita

Nesta sexta-feira, o Coral da Universidade Federal de Ceará (UFC) estreia a segunda temporada do espetáculo cênico-musical GULA. Nesta montagem, o grupo conta, com muito humor, música e alegria, uma história de amor à brasileira, encenada neste final de semana (03 a 05) e no próximo (10 a 12), às 20 horas, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

A produção narra a trajetória do romance de Maria do Juá e Zé do Mangaio, um amor que nasce entre dois ritmos, o baião e o samba. Com aproximadamente 1h10min de duração, o espetáculo conta a história do casal por meio de uma performance musical, em que são interpretadas composições do cancioneiro nacional, perpassando gêneros musicais que vão da MPB ao forró, do brega ao sertanejo, sem perder o ritmo. A inspiração do espetáculo vem da culinária brasileira, e de canções que ressaltam temperos e sabores de pratos típicos da nossa cozinha.

GULA 2

Primeira temporada de GULA, em 2015 / Foto: Thais Mesquita

Para cantar o chamego do casal, foram escolhidas faixas de grandes nomes da música brasileira, desde Noel Rosa, Dorival Caymmi, Sivuca, Genival Lacerda e Aldir Blanc até produções de artistas cearenses, como Descartes Gadelha. Compõem também o espetáculo obras de autores, como Chico Buarque, João do Vale e Tunai, além de canções de novos talentos do sertanejo, forró e tecnobrega.

Entre as 18 músicas do repertório interpretadas pelo coro nesta segunda temporada de GULA, está "Sabor Carinhoso do Nosso Falar/A Riqueza da Cozinha é a Riqueza da Fala", de Descartes Gadelha e Inês Mapurunga:

Durante a apresentação, o coro de 35 membros, com direção e regência de Erwin Schrader, executa violão, sanfona e muitos instrumentos de percussão. O grupo, que vem adotando uma linguagem teatral em seus projetos desde a regência de Izaíra Silvino, na década de 80, monta espetáculos a cada dois anos como parte das atividades de produção artística.

Se no Brasil o canto coral incorporou a ideia de estar em cena, o Coral da UFC se destaca por ter ido a fundo no formato. Segundo Erwin, esse direcionamento parte da ideia de que o ser cantante é, acima de tudo, intérprete da música, e isso abre margem para manifestações variadas. "Nosso coral é um coral contemporâneo que dialoga com outras linguagens artísticas como teatro, dança, artes plásticas, audiovisuais. As linguagens são trazidas para complementar esse coro que está soando", explica o maestro.

II Encontro de Corais das Américas

Madrigal da Universidade Federal do Ceará sob regência do maestro Orlando Vieira Leite no II Encontro de Corais das Américas - Chile / Foto: Reprodução

O Coral da UFC é um grupo cênico-musical universitário fundado em 1958 pelo maestro Orlando Vieira Leite (1926-2011), apenas quatro após a fundação da universidade. Conhecido inicialmente como Madrigal da Universidade Federal do Ceará, a estreia do conjunto foi na cidade de Sobral e, desde então, o coral tem produzido, viajado e se apresentado pelo Brasil e mundo.

Atualmente, o projeto se configura como referência no canto coral brasileiro. Entre 2005 e 2007, através de um intercâmbio com outros conjuntos musicais, o grupo esteve em turnê pela Europa com os espetáculos "Borandá Brasil" e "Gonzagas". Em 2011 foi a vez da segunda edição de "Borandá Brasil" percorrer algumas cidades da Austrália. A previsão é que a Temporada 2016 de GULA tenha somente as seis apresentações deste mês no Ceará, e turnê de circulação do espetáculo prevista para o Canadá e a Alemanha.

Quando perguntado sobre os planos para o futuro do grupo, que em dois anos completa 60 de existência, Erwin afirma que eles já têm ideias, mas não podem revelar agora. Contudo, há um alento aos curiosos:  no último dia da temporada, o Coral costuma revelar à plateia qual seu próximo espetáculo. Uma ode à gula.

Espetáculo GULA
03 a 05 e 10 a 12 de junho | 20h
Teatro do Dragão do Mar
Entrada: R$ 30 (inteira) | R$ 15 (meia)