01/08/23

Curso de Design-Moda da UFC obtém nota máxima do MEC

O curso de Design-moda da UFC é um dos mais procurados do País, na área (Foto: Reprodução/FolhaPress)

Ouça "Curso de Design-Moda da UFC obteve a nota máxima do MEC" no Spreaker.

O Curso de Design-Moda da UFC obteve a nota máxima 5, atribuída pelo Ministério da Educação, na mais recente avaliação realizada pela pasta. O curso nasceu há 30 anos no Departamento de Economia Agrária. De lá para cá, a graduação vem se estruturando conseguindo se firmar como um dos melhores cursos do País.

A coordenadora do curso, Cyntia Tavares, destaca a trajetória do mesmo que atualmente está integrado ao Instituto de Cultura e Arte:

"O curso de Design-Moda nasceu há trinta anos, no departamento de economia doméstica, no Centro de Ciências Agrárias, prometeu muito em termos de estrutura física mas acabou que o recurso não chegou e a gente tinha muita dificuldade de estrutura. Quando fomos para o ICA, em 2008, isso foi melhorando. Quando fomos para o prédio do ICA, que foi em 2013, a gente conseguiu aos poucos, de 2013 para 2023, temos aí dez anos, em que a gente conseguiu equipar todas as salas, todos os laboratórios, de modo que na visita foi percebido o quanto a gente estava preparado para essas disciplinas que necessitam de estrutura física."

Não é a primeira vez que o curso de Design-Moda obtém essa façanha de se destacar nacionalmente. Em 2019, o Ranking Universitário Folha (RUF), do jornal Folha de S. Paulo, já havia classificado o curso da UFC como o segundo melhor do Brasil nessa área, atrás apenas de uma instituição particular de São Paulo, como destaca a professora Cyntia Tavares:

"Uma avaliação tão positiva como essa é um reconhecimento. Nós já tínhamos um reconhecimento social de uma pesquisa feita pela Folha de São Paulo, em 2019, que avaliou o curso de Design-Moda como o segundo melhor do Brasil e, em 2021,  foi feita uma releitura desses dados e foi divulgado que a UFC tinha o curso de Design-Moda público melhor do Brasil."

Ainda quanto ao  curso, a professora Cyntia Tavares chama atenção para  a robustez das unidades curriculares de história e pesquisa. Segundo ela, enquanto muitos cursos de moda seguem a modalidade tecnológica, o curso da UFC oferece formação de bacharelado, com uma boa base teórica que resulta em muitas pesquisas.

O curso de Design-Moda da UFC é um dos mais procurados do País, na área. A UFC oferece por ano 60 vagas,  número que não é fixo por causa de editais que são lançados anualmente para graduados e transferidos .

Reportagem de Márcia Vieira

Tags:, ,