03/03/21

Cursinhos da UFC iniciam preparação para 2021

Os cursinhos da UFC ajudam estudantes da rede pública e de baixa renda a entrarem na universidade (Foto: Reprodução/Internet)

A UFC mantém sete cursos pré-universitários. São projetos de extensão, que vão da Capital ao Interior, passando pela Região Metropolitana de Fortaleza. São também o caminho de estudantes de escolas públicas e de baixa renda, até o ensino superior. A pandemia de covid-19 atravessou esse caminho, no último ano.

Novos pontos de partida são planejados, para a volta às aulas de forma online. Valéria Claudia, coordenadora administrativa do Curso Pré Vestibular – UFC, explica que é preciso um passo de cada vez, para ir além da pandemia:

"No início da pandemia, a maioria não tinha nem um celular pra assistir essas aulas online, quanto mais internet. A situação financeira deles é realmente complicada."

Março anuncia um tempo de começos. Cada curso tenta adaptar as aulas, para que os sonhos dos mais pobres sigam em frente. Educação e vida devem caminhar juntas, relaciona Janaiane Soares, coordenadora articuladora do Projeto Novo Vestibular, um dos mais antigos e que é vinculado ao curso de História da UFC:

"No PNV, nós buscamos mais do que aprovação em vestibulares, prezamos por uma educação para conscientização, criticidade e cidadania. Além das aulas regulares, nós oferecemos apoio ao estudante, como atendimento pedagógico, plano de estudo, plantões tira dúvidas, aulões temáticos."

Quem sabe faz a partilha: são os acadêmicos de diversos cursos que dão as aulas. E a união soma conhecimentos, completa Wesley Nogueira, um dos fundadores do Cursinho IDEIA - criado há dois anos, em um dos encontros do Programa de Educação Tutorial da UFC:

"É importante destacar que as aulas são dadas pelos próprios alunos da UFC, UECE, Unifor e Unilab, e que o nosso cursinho é extensivo, ou seja, começa agora em março e vai até dezembro."

O sonho de ingressar na universidade também é um ponto de reencontros, expressa Carina Santiago, coordenadora pedagógica do curso pré-vestibular XII de Maio, projeto de extensão da Faculdade de Medicina da UFC.

"Essa identidade do projeto, construída lá atrás, ela vem até hoje. O nosso público ainda é 100% composto por alunos da rede pública, tem exatamente como objetivo estabelecer esse vínculo, essa devolutiva da universidade, dos acadêmicos, da academia com a comunidade."

No Interior do Estado, o Cursinho Espaço Novo Acadêmico, diminui a distância entre a escola pública e a universidade. Projeto de extensão da Faculdade de Medicina, no campus da UFC em Sobral, o cursinho é um sonho que se sonha junto, destaca Ivna Vasconcelos, da coordenação do projeto:

"É muito bom acompanhar a evolução dos alunos ao longo do ano e ainda melhor comemorar essas conquistas. Eu espero que o ENA cresça cada vez mais e possa ajudar mais alunos a entrar no ensino superior e realizar esse sonho."

O processo seletivo para o Cursinho Espaço Novo Acadêmico se encerra hoje. Cada projeto tem seu calendário e seleção, com divulgação nas redes sociais próprias. Mais informações também no Instagram @ufcinforma.

Ana Mary Cavalcante para a Rádio Universitária FM

Tags:, , , ,