11/05/21

Covid-19: Importância do uso das máscaras PFF

Segundo o médico Marco Túlio, só se pode pensar na desobrigação do uso da máscara quando houver um controle maior da infecção e mais de 80% da população vacinada (Foto: Getty Images)

Depois de mais de um ano de pandemia da Covid-19, a comunidade científica já sabe que a principal forma de contaminação pelo coronavírus se dá pelo ar. No entanto, o equipamento que oferece melhor proteção às pessoas ainda não é amplamente utilizado, isso quando também não é desconhecido: são as máscaras PFF.

"Numa ânsia de divulgar o uso de máscaras e de dizer “olha, qualquer máscara serve pra te proteger”, a gente deixou de falar do quanto algumas máscaras protegem muito mais do que outras."

A avaliação é de Beatriz Klimeck, doutoranda em Saúde Coletiva pela UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ela é uma das criadoras do projeto Qual Máscara?, que compartilha informações científicas de forma acessível e didática na internet e propõe ações para garantir o amplo acesso às PFF.

Máscaras desse tipo são Equipamentos de Proteção Individual e sua sigla quer dizer “peça facial filtrante”. Elas possuem filtros em diferentes camadas que conseguem barrar determinadas partículas quando respiramos. Essa estrutura faz muita diferença se você estiver em contato com alguém infectado com o coronavírus. Beatriz nos explica porquê:

"A PFF2 hoje a gente considera a melhor forma de você se proteger, porque ela consegue te garantir o mínimo de 94% de filtragem, que se você pegar outras máscaras isso varia entre 20, 30, 60%. E mesmo assim a gente não tem controle, né? Você não tem como saber de fato o quanto aquela sua máscara está te protegendo, porque a gente não tem certificação. A PFF2 - todas as classes de PFF -, sim!"

Beatriz Klimeck identifica que uma das barreiras para a adoção das máscaras PFF2 é o
mito de que elas são caras. Muitos modelos podem ser encontrados em lojas de construção por preços que variam de 2 a 10 reais, nas diferentes cidades brasileiras. Há também modelos mais caros. Mas independente do valor, uma informação importante é que elas podem ser reutilizadas.

Outra coisa que precisa ser considerada no debate público é que o acesso a essas máscaras poderia ser uma política pública. Beatriz comenta o quão estratégico seria para o enfrentamento à pandemia se os governos garantissem distribuição gratuita das máscaras PFF2 nos postos de saúde:

"Isso seria muito mais barato do que o dinheiro que a gente gasta com leitos de UTI, por exemplo, considerando o impacto que a distribuição dessas máscaras pode ter na diminuição das mortes."

Um projeto de lei para distribuição pelo SUS foi apresentado no Senado em março. Outro mais recente na Câmara dos Deputados obriga empresas e órgãos públicos a ofertar as máscaras PFF2 aos trabalhadores. Os dois projetos ainda seguem em tramitação.

No site qualmascara.com e nos canais do projeto no Instagram e no Twitter, estão as
principais informações, dicas e todas as referências científicas sobre o uso da máscara
PFF2 na proteção contra o coronavírus.

Raquel Dantas para a Rádio Universitária FM.

Tags:, , , , ,