11/12/20

Corredor Cultural: shows e exposição virtual

Em sua quarta edição, o Corredor Cultural Benfica traz inovações e novidades (Foto: Rômulo Santos)

Neste sábado (12), o Corredor Cultural Benfica apresenta uma programação virtual que abrange gastronomia, música, teatro, arte circense e outras expressões. A transmissão ao vivo acontece através do canal do evento no YouTube e começa às 09h. A programação passeia por espetáculos de circo, oficinas de artesanato e por uma visitação virtual do MAUC, o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará.

O dia se encerra com apresentações musicais de artistas locais e de fora do Ceará. Um deles é o fortalezense Adelson Viana, músico com experiência em acordeon, piano, composição, arranjo e produção. O primeiro show, conduzido por Adelson e pelo violinista Cainã Cavalcante, contará com uma homenagem a Luiz Gonzaga, que se estivesse vivo completaria 108 anos no dia 13 de dezembro. Adelson e Cainã irão aproveitar o show para lançar o álbum Nessa praia, de autoria da dupla. Grato por poder divulgar o trabalho ao público, Adelson comenta o lançamento:

O músico Adelson Viana lança, durante o Corredor, álbum colaborative com Cainã Cavalcante (Foto: DIvulgação)

O músico Adelson Viana lança, durante o Corredor Cultural, álbum colaborativo com Cainã Cavalcante (Foto: Divulgação)

"É mais um impulso, é mais um cenário, uma porta que se abre pra gente divulgar esse trabalho, que realmente foi lançado nas plataformas digitais, mas a gente realmente tava devendo um lançamento, um show ao vivo. E agora o Corredor Cultural do Benfica está oportunizando pra nós esse lançamento, da gente falar como foi feito o trabalho, e tocar, mostrar as composições. É um trabalho 90% autoral, um trabalho que a gente fez assim com muita alegria e de forma muito espontânea."

Além de ser totalmente virtual, a edição de 2020 do Corredor Cultural traz outras novidades. O produtor do evento Chico Célio conta que a pandemia de Covid-19 impulsionou a busca por inovações e outras formas de alcançar o público:

"A gente estabeleceu uma parceria com as TVs públicas e educativas locais pra que os conteúdos produzidos no evento possam ser transmitidos e assim alcançar mais pessoas e chegar na casa das pessoas. Lançaremos um aplicativo do evento, que além de reunir todas as informações de programação, vai ser um canal de comunicação entre a organização do evento e os espectadores, e os participantes; e também um game que a gente vai lançar com a temática de preservação do meio ambiente. Com essas medidas, a gente tenta utilizar melhor, potencializar o uso das ferramentas digitais sem perder a perspectiva do bairro, do museu, dos equipamentos e da nossa ligação com o Benfica."

O Corredor Cultural é um projeto de ocupação artístico-cultural do Benfica, bairro universitário de Fortaleza. Em 2020, está em seu quarto ano. Mais informações e a programação completa do Corredor Cultural Benfica podem ser encontrados no Instagram do evento.

Reportagem de Mateus Brisa com orientação de Carolina Areal

Tags:, , , ,