18/10/21

Reportagens especiais sobre os 40 anos da RUFM

Rádio Universitária FM celebra 40 anos em 2021 (Foto: Logo comemorativa/RUFM)

15 de outubro de 1981, uma data para ser lembrada. Foi nesse dia que a Rádio Universitária FM entrou pela primeira vez no ar. Confira reportagens especiais que mostram as várias facetas da programação, homenageiam ouvintes e colaboradores, e lembram fatos e pessoas que definem a trajetória da universitária FM.

A memória da  Rádio Universitária FM  e sua missão de sintonia com a terra , o desenvolvimento e a cultural regional são temas de reportagem de Ana Mary Cavalcante:

A  emissora da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, vinculada  a Universidade Federal do Ceará,  surgiu como pioneira do radiojornalismo no estado , e desde então  divulga a produção acadêmica através de um jornalismo  onde a informação tem um papel formador. Síria Mapurunga relata mais dessa história:

Pluralidade de idéias,  igualdade de direitos, abertura para as causas humanísticas, e democratização da informação são metas seguidas pela Rádio Universitária. Confira na reportagem de Fernando Jocelito:

Destacar a cultura local  e o  Nordeste   é uma das características que a  rádio universitária mantém ao longo dos anos. Cantores, instrumentistas, poetas e escritores são presença constante nos estúdios e na programação. Fátima Leite conta mais:

Os colaboradores são um patrimônio estruturante da Rádio Universitária FM.Estão presentes em programas que vão desde musicais até divulgação cientifica  e cultural. Raquel Dantas revela exemplos de  pessoas de diferentes  áreas de atuação profissional que se encontram no universo radiofônico:

Em 40 anos, muitas transformações foram necessárias para manter a programação  e a estrutura de produção em constante renovação. Da máquina de escrever  e do gravador de rolo,  fomos  evoluindo   até a digitalização e  as múltiplas possibilidades da internet.  E em paralelo, a programação musical e o jornalismo   vão reinventando,  como informa   Márcia Vieira:

Por último, mas  também importante, foi o desafio que a Rádio universitária FM  enfrentou para continuar ativa durante esse tempo de pandemia e isolamento social.  Foram meses de trabalho remoto e diálogos pelo whatsapp entre a equipe e com os ouvintes e colaboradores. A reportagem é de Fabrício Girão:

Tags:, , , ,