20/08/15

Começa hoje (20) o VII Encontro de Cultura Popular Tradicional

Tem início, nesta quinta-feira (20), o Folgança - VII Encontro de Cultura Popular Tradicional para comemorar o Dia do Folclore, celebrado em 22 de agosto. O evento segue com programação até dia 6 de setembro, em vários equipamentos culturais de Fortaleza.

O encontro visa valorizar e propagar o folclore, além de transmitir conhecimentos sobre a cultura brasileira. Nesta semana o destaque da programação é o Seminário do Patrimônio Imaterial – Certezas e Desafios, que acontece hoje (20) e amanhã (21), no Teatro Antonieta Noronha.

A programação nesta quinta-feira (20) conta com uma palestra, às 14h, com o tema o Registro das Festas Tradicionais do Ceará. Os palestrantes serão: Lourdes Macena, do IFCE-CE e membro da Comissão Cearense de Folclore; Igor Menezes, do IPHAN-CE, e Carolina Ruoso, coordenadora de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural da Secult – CE.

Na sexta-feira (21), a partir das 9h, haverá outra palestra com o tema Folclore e Educação. Os palestrantes da vez serão: Valquiria Mendes, presidente da Comissão Cearense de Folclore, Walden Luiz , ator, diretor e membro da Comissão Cearense de Folclore; e Severino Vicente, presidente da Comissão Nacional de Folclore.

Às 14h, o tema da palestra será Práticas e saberes tradicionais, com a participação de Gerson Augusto de Oliveira Júnior, da UECE; Miguel Sávio de Carvalho Braga, do LABOMAR – UFC; e Paulo Tadeu, jornalista, folclorista e membro da Comissão Cearense de Folclore

O VII Encontro de Cultura Popular Tradicional é um evento gratuito e para todos os públicos. Para participar de qualquer atividade do Folgança - VIII Encontro de Cultura Popular Tradicional, os interessados deverão se inscrever através do e-mail folganca@gmail.com ou no dia e no local de cada evento. Os participantes receberão certificado dos seminários em que estiverem presentes.

Confira, abaixo a programação completa do dia 20 de agosto à 6 de setembro:

De 20 à 21 de agosto:
Seminário Patrimônio Imaterial – Certezas e Desafios
Horário: a partir das 9h
Local: Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueiras, 4 - Centro)
Palestra– Entre Saberes e Fazeres - O “Cumezin” Nordestino como um meio de educar para o patrimônio - Homenagem Paulo Tadeu
Horário: sexta-feira, às 19h
Local: Casa Juvenal Galeno (Rua General Sampaio, 1128 - Centro)

De 24 a 28 de agosto
Oficinas de Danças Tradicionais
Horário: às 18h30
Local: Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221- Centro)

Dia 3 de setembro
Encontro dos Jovens da Cultura Tradicional Popular – Exposição dos figurinos do carnavalesco Izidoro Santos
Horário: às 14h
Local: Cuca Barra (Av. Pres. Castelo Branco, 6417 - Barra do Ceará)

De 4 à 9 de setembro
Feira de Artesanato e Apresentação Culturais
Horário: a partir das 18h
Local: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

SERVIÇO:
Folgança - VII Encontro de Cultura Popular Tradicional
De 20 de agosto à 6 de setembro.
Locais: Teatro Antonieta Noronha, Casa Juvenal Galeno, Vila das Artes, Cuca Barra e Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Inscrições gratuitas pelo e-mail: folganca@gmail.com

Deixe uma resposta

*