10/08/16

Curso de Enfermagem da UFC promove formação para gestantes

Foto: Divulgação

Pensado especialmente para mães, pais e acompanhantes, de primeira viagem ou não, o Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC) está com inscrições abertas, até o dia 22 de agosto, para o curso de gestante Mamãe Cuida de Mim. A iniciativa do Programa Integrado de Educação em Saúde na Comunidade (PIESC), projeto de extensão da universidade, é gratuita e aberta ao público.

Com apoio dos projetos Enfermagem na Promoção da Saúde Materna e Puericultura: Resgate das Ações de Cuidado, a formação é dividida em dois módulos - o primeiro voltado para cuidados durante a gestação e o segundo com foco nos cuidados com o recém-nascido. O curso terá início no próximo dia 22 de agosto e os 13 encontros ocorrerão sempre às segundas-feiras, às 15 horas, no auditório da Casa de Parto Natural Lígia Barros Costa, localizada no Centro de Desenvolvimento Familiar (Cedefam), no bairro Planalto Pici.

Durante a formação, serão tratados temas relacionados ao universo da gestação e maternidade, tais como alimentação saudável, exercícios físicos para gestantes, autoestima, sexualidade, direitos reprodutivos, alterações no corpo feminino, trabalho de parto, amamentação, puerpério - período pós-parto necessário para os órgãos genitais da mulher voltarem às condições anteriores à gestação -, e cuidados no trato com o bebê.

O curso, organizado por profissionais da saúde, residentes de Enfermagem Obstetrícia e estudantes de Enfermagem; é baseado nos preceitos de atenção básica à mãe e à criança, tendo como objetivo fornecer orientações e acompanhamento adequado para um período conhecido por intensas transformações. Através de atividades como dinâmicas em grupo, os participantes poderão tirar dúvidas e até concorrer a um Kit Gestante ao final da jornada.

Os interessados podem se inscrever ligando para os números (85) 98513 6664, (85) 98694 6556 ou (85) 99657 9799; ou presencialmente na sede da Cedefam. Mais informações no site do Programa de Educação Tutorial de Enfermagem (PET-Enfermagem).

Curso de Gestantes Mamãe Cuida de Mim
Inscrições: até 22 de agosto | Início: 22 de agosto
Encontros: segundas-feiras, às 15h
Centro de Desenvolvimento Familiar (Cedefam – Rua Pernambuco, 1673, Planalto Pici)