04/11/19

Ciência é 10: Unilab oferta especialização em ensino de ciências

O curso será ofertado nos pólos de Redenção, Canindé, Boa Viagem e Quiterianópoles (CE), além de São Francisco do Conde (BA). As inscrições seguem abertas até o dia 8 de novembro (Foto: Divulgação)

A Unilab vai ofertar a partir de 2020, o Curso de Pós-Graduação Ciência é 10, também conhecido como C10. O curso é uma criação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Universidade Aberta do Brasil. A especialização é voltada para professores da rede pública de ensino que lecionam conteúdos relativos a ciências nos anos finais do ensino fundamental e que tenham formação em áreas afins.

Com caráter semipresencial e gratuito, o curso tem duração de um ano e meio e conta com suporte de professores e tutores à distância para a instrução dos conteúdos ofertados.
Márcia Barbosa de Sousa é coordenadora do Ciência é 10 na Unilab. Ela explica como vão funcionar as disciplinas durante o período de especialização:

"As disciplinas já são todas prontas, são disciplinas de cunho investigativo. Dentro dessas disciplinas, o objeto de estudo vai ser a sala de aula do professor. Elas vão desenvolver em 4 eixos temáticos que são trabalhados no ensino fundamental 2, que compreende: vida, ambiente, universo e tecnologia. Esses são os indicadores das disciplinas que terão cunho investigativo e contextualizado dentro da sala de aula."

Além da sede da Unilab, em Redenção, o curso será ofertado em outros pólos parceiros localizados nos municípios de Canindé, Quiterianópolis e Boa Viagem, no Ceará, e na cidade de São Francisco do Conde, que fica na Bahia. Pelo fato do curso ser semipresencial, o comparecimento dos alunos à esses pólos só ocorrerá em atividades pontuais, como as avaliações, que devem ser aplicadas apenas aos finais de semana.

Agregado a isso, o C10 também tem como característica a aplicação dos conteúdos adquiridos durante o curso em sala de aula, no qual o professor pode utilizar as suas turmas como um laboratório. Márcia Barbosa de Sousa ressalta a importância desse laboratório para o desenvolvimento desses profissionais ao longo da especialização:

"Isso é muito bacana porque ele vai conseguir adequar o seu tempo, porque a gente sabe que o professor tem uma carga horária na escola intensa com atividades de planejamento de aula, em sala de aula com seus alunos. Então, ao fazer essa especialização, ele não vai se preocupar com esse tempo a mais que ele poderia destinar para a execução do seu TCC [trabalho de conclusão de curso], ele vai trabalhar com seu aluno aplicando modalidades didáticas diferenciadas, recursos didáticos, contribuindo tanto na construção da aprendizagem dos seus alunos, como na construção do seu trabalho de conclusão de curso orientado pelo professor da especialização."

As inscrições para o curso de pós-graduação Ciência é 10 vão até esta sexta-feira, dia 8 de novembro. Para participar, os interessados devem ler o edital disponível no site da Educação à Distância da Unilab, preencher o formulário online e anexar a documentação comprobatória solicitada.

Carolina Areal e Pedro Silva para a Rádio Universitária FM.

Tags:, , ,