18/05/21

Câncer de Mama: diagnóstico e prevenção

Em Fortaleza há vários centros que fazem acompanhamento pelo SUS da câncer de mama, como o Serviço de Mastologia da Maternidade Escola da UFC, Grupo de Educação e Estudos Oncológicos e Instituto do Câncer do Ceará (Foto: Reprodução/Internet)

A cada 100 mil mulheres no Brasil, 61,61 delas serão diagnosticadas com câncer de mama, a cada ano, no período de 2020 a 2022, de acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA). No somatório geral serão 66.280 novos casos por ano, nesse período. O câncer de mama é um tipo de tumor maligno, originado pela multiplicação desordenada de células da mama, mais incidente em mulheres na maior parte do mundo. A detecção precoce é fundamental no tratamento e cura do câncer de mama, o que de certa forma foi dificultado durante a pandemia de Covid-19, como esclarece a doutora Cristiane Coutinho, mastologista da Maternidade Escola Assis Chateaubriand da UFC.

Ouça na reportagem de Fátima Leite:

Tags:, , ,