10/01/24

Bicicletada em homenagem a Julieta Hernández acontece sexta (12)

Julieta Hernández chegou ao Brasil em 2016 e estava há 4 anos viajando de bicicleta pelo país, se apresentando em teatros e na rua (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Ouça "Fortaleza: Bicicletada em homenagem a Julieta Hernández acontece sexta (12)" no Spreaker.

Coletivos de mulheres, artistas e ciclistas realizam nesta sexta-feira (12), em Fortaleza, uma bicicletada em homenagem a Julieta Hernández, artista venezuelana que viajava o Brasil de bicicleta e que teve seu corpo encontrado em Presidente Figueiredo, no Amazonas, no último dia 5. Ela estava desaparecida desde 23 de dezembro.

Brenda Louise, a palhaça brunelitta, faz parte da Rede de Comicidade Feminina do Ceará e do Fórum de Circo do Ceará, organizadores da iniciativa. Ela fala sobre o objetivo do evento:

"Julieta era uma cicloviajante, artista, palhaça, venezuelana que passava pelos estados e cidades do Brasil, levando a sua arte, alegria e teve a sua trajetória brutalmente interrompida, sendo vítima de feminicídio. Essa movimentação é pela vida de Julieta, é pela vida de mulheres palhaças, mulheres ciclistas que tem o direito de ir e vir e têm o direito de a sua arte pra onde desejam. É a nossa maneira de dizer não a isso, é a nossa maneira de nos colocar contra a violência que as mulheres sofrem diariamente."

A concentração da bicicletada acontece às 16h na Praça do Ferreira, no Centro, em direção à Praça da Gentilândia, no bairro do Benfica, às 17h, onde ocorre o Sarau “Soy Libre Como El Viento”, a partir das 18h. Além de pedir justiça por Julieta Hernández e de reivindicar o direito de mulheres poderem viajar e viver livres e em segurança, o ato procura também arrecadar verbas para ajudar a família da cicloviajante, como explica Brenda Louise:

"Nessa última viagem de bicicleta ela estava voltando pra Venezuela, pro seu país, e teve a sua jornada interrompida. Se você quiser de alguma maneira contribuir com a família de Julieta que estava a sua espera, você pode fazer isso através da contribuição via Pix para o e-mail contato@circodisoladies.com.br."

Interessados em participar do Sarau, através de música, poesia ou pequenos números artísticos, podem entrar em contato com a organização do evento através do Instagram de Luana Vieira, no perfil @cuidarte.psi, ou de Maruska Ribeiro, no perfil @maruska.mar.

Reportagem de Síria Mapurunga

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

*