22/08/16

Bibliotecas da UFC ofertam formação em fontes científicas

Foto: Guilherme Braga/UFC(CCSMI)

Estão abertas, a partir de hoje (22) até próxima terça-feira (30), as inscrições para VIII Maratona do Conhecimento. Promovido pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará (UFC), o evento é aberto ao público e tem intuito de apresentar ferramentas e fontes de informação científica, de modo a contribuir no desenvolvimento das atividades dos estudantes no período acadêmico e ajudar os interessados na carreira de pesquisador.

Nesta edição, a Maratona abriu 219 vagas para o encontro, que ocorre nos dias 20 e 21 de setembro, a partir das 8 horas, no Auditório Cândido Pamplona do Centro de Tecnologia, no Campus do Pici. Entre outras atividades, a programação conta com as palestras  Publicação de artigos científicos: relatos de experiência, com a Profª Virgínia Bentes Pinto, do Departamento de Ciências da Informação; e O uso da web na pesquisa científica, com o bibliotecário da UFC, Kleber Lima.

Além destas, serão oferecidos treinamentos em bases de dados, cuja finalidade é facilitar o acesso e a navegação nessas importantes ferramentas online de informação científica. Para estas formações, o evento recebe convidados de várias regiões do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Entre as plataformas contempladas, estão a EbscoHost, Web of Science e EndNote, da Editora Thomson Reuters; bases da Editora Wiley; Institute of Electrical and Electronics Engineers; SAGE Journals; Proquest; Emerald; Base SciFinder da Editora ITMS Group etc.

A Maratona do Conhecimento é uma iniciativa da Comissão de Educação de Usuários da Biblioteca Universitária, que realiza, periodicamente, capacitações na área de recursos informacionais. O evento, que teve sua primeira edição em 2008, se destaca por oferecer um conteúdo diversificado e de relevância, visando atender às demandas da comunidade acadêmica. Além disso, a Comissão disponibiliza, em sua sessão do site da Biblioteca, modelos pré-formatados para auxiliar na elaboração de trabalhos nos moldes científicos.

De acordo com a coordenadora da Comissão de Educação de Usuários, Weslayne Nunes de Sales, a Maratona é uma forma da Biblioteca ir até os alunos. "A Biblioteca tem o estigma de ser um local que as pessoas só entram para pegar um livro e levar para casa. O sistema da UFC quer mudar isso", explica. Um dos pontos mais importantes do encontro, além de apontar o espaço como um ambiente de auxílio à pesquisa, é instruir os usuários a utilizar as ferramentas que a instituição disponibiliza. "As bases de dado são ferramentas de busca de melhor qualidade, avaliada pelos pares. A web não se resume ao Google", pontua a servidora.

Os interessados devem se inscrever preenchendo o formulário eletrônico de inscrição. O evento emite certificação e a programação completa está disponível aqui.

VIII Maratona do Conhecimento
Inscrições de 22 a 30 de agosto | Evento: 20 e 21 de setembro, a partir das 8 horas Auditório Cândido Pamplona, bloco 712 do Centro de Tecnologia (Campus do Pici - Av. Humberto Monte, s/n)
Aberto ao público