28/06/23

BECE realiza formações com tema Infâncias em Foco

A programação completa está disponível no site bece.cultura.ce.gov.br (Foto: Divulgação)

Ouça "Biblioteca Pública Estadual do Ceará realiza formação com o tema Infâncias em Foco" no Spreaker.

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) está realizando o IV Ciclos Formativos com o tema "Infâncias em Foco: acessibilidade, alfabetização e o brincar". Os encontros seguem até esta quinta-feira, das 7 às 9 da noite, no canal do Youtube da Biblioteca. Fernanda Meireles, coordenadora de Ação Cultural e Educativa da BECE, explica a proposta:

"Uma oportunidade de aprendizagem e aprofundamento em temas que se relacionam a arte, cultura a partir da palavra. Dessa vez, a gente vai falar sobre infâncias em foco e três aspectos dessa infância: a infância que permanece em nós, a infância de quem é criança quando brinca e brinca, e a infância cujo letramento visual também é marcada por diferentes contextos sociais. Ela acontece de forma diferente dependendo do contexto. Alfabetização visual e o letramento."

Os três aspectos emergem do cotidiano de trabalho do setor de literatura para crianças na biblioteca e se abrem, de acordo com a organização, como caminhos de descoberta para novos saberes dentro deste universo. Conforme Meireles, não há uma infância, mas várias, se atentamos para a primeira fase de nossas vidas. O plural é uma maneira de reconhecer especificidades entre grupos, gerações e culturas:

"Então, vamos ter seis pessoas especialistas nesses temas, em três aulas, durante três noites pelo YouTube da BECE. Temos certificado pra quem se inscrever pelo Instagram ou pelo site. Cheguem!".

Nessa terça, a aula I foi sobre “Alfabetização visual e letramento em diferentes classes sociais”, com Diógenes Buenos Aires e Luciane Goldberg. Nesta quarta-feira, o tema é “Acessibilidade e brincadeiras infantis”, com Elinda Alves e Lucimary Carvalho. Na quinta-feira, Samya Vieira e Fernanda Coutinho falam sobre “Livros infantis são para todas as idades”. A Bece está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 255. Para mais informações, acesse bece.cultura.ce.gov.br.

Reportagem de Síria Mapurunga

Tags:, ,

Deixe uma resposta

*