23/03/23

Banco de Leite da Maternidade-Escola comemora 35 anos

O Banco de Leite da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand atualmente contabiliza uma média de 400 atendimentos por mês entre gestantes durante o pré-natal (Foto: Agência Brasil)

Ouça "Banco de Leite Humano da Maternidade-Escola comemora 35 anos" no Spreaker.

Hoje, dia 23 de março, o Banco de Leite Humano da Maternidade-Escola Assis Chateuabriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da UFC-EBSERH, completa 35 anos. É o primeiro Banco de Leite implantado no Ceará. A enfermeira Janaína Landim, chefe do Banco de Leite da MEAC, diz o que representam os 35 anos para a Instituição:

"A gente chega a comemorar esses 35 anos do Banco de Leite da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand no intuito de expor o protagonismo deste na promoção do aleitamento materno no estado do Ceará, como também a construção de toda uma trajetória de ações em prol do aleitamento materno e da qualidade de leite humano doado, processado e distribuído às unidades neonatais".

Para celebrar a data, nesta manhã, ocorre cerimônia no jardim da Maternidade. Participam gestores, colaboradores e pacientes. Janaína Landim, chefe do Banco de Leite da MEAC, destaca os benefícios do aleitamento materno para a criança:

"Reduz várias doenças crônicas que ele vem a ter na vida adulta, como a hipertensão, como o diabetes, favorece também o crescimento e desenvolvimento dessa criança, também o desenvolvimento cognitivo, dentre outras vantagens".

Um dos focos da programação comemorativa é recordar as principais atividades e momentos vivenciados pelo Banco ao longo do tempo. A chefe do Banco de leite da MEAC, Janaína Landim, fala sobre o perfil das doadoras e a importância da amamentação para a mãe:

"Ele faz com que reduza o sangramento pós-parto, há uma involução uterina mais rápida, reduz a possibilidade de câncer de mama, de ovário, além de fortalecer o vínculo entre o binômio mãe e filha. Hoje, o perfil de doadoras de leite humano são mulheres saudáveis com exames laboratoriais em conformidade e que não estejam fazendo uso de nenhuma medicação que contraindique a amamentação".

Fundado em 23 de março de 1988, o Banco de Leite da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand atualmente contabiliza uma média de 400 atendimentos por mês entre gestantes durante o pré-natal. Há também consultoria presencial ou por telefone a mulheres com dificuldades na amamentação.

Reportagem de Fernando Jocelito.

Tags:, , ,