24/02/22

Acervo documental do artista Sérvulo Esmeraldo

O acervo documental do artista plástico Sérvulo Esmeraldo reúne mais de 15 registros do pensamento e das obras do mestre da arte cinética (Foto: Reprodução/Internet)

Escultor, gravador, ilustrador, pintor. Nascido no Crato, na região do Cariri, e filho das artes, Sérvulo Esmeraldo se dizia “um colecionador de imagens”. Sérvulo, que morreu em 2017, era um dos mestres do fazer cinético, de geometrias e movimentos, e deixou uma vasta coleção de pensamentos e obras. Fotografias, anotações, desenhos e protótipos de jóias, entre outras memórias do mundo do artista, estão sendo reunidas no acervo documental do Instituto Sérvulo Esmeraldo. Um garimpo que começou em 2019 e que reflete o retrato do colecionador, restaura a curadora Dodora Guimarães, presidente do Instituto e viúva do artista.

Ouça na reportagem de Ana Mary C. Cavalcante:

Tags:,