11/05/23

A asma é uma doença crônica que pode levar à morte

A asma não tem cura, mas especialistas reforçam: manter a doença sob controle reflete na qualidade de vida (Foto: Getty Images)

Ouça "A asma é uma doença crônica que pode levar à morte" no Spreaker.

A asma, na forma mais grave, mata cerca de cinco pessoas, por dia, no Brasil. A doença inflamatória crônica das vias respiratórias representa a terceira causa de hospitalização de crianças e adultos jovens no País.

Os dados são do Ministério da Saúde e revelam ainda que 10% da população brasileira, acima dos vinte e nove anos, têm a doença. Alergias são uma porta aberta para a asma e, por causa da imaturidade do sistema imunológico, as crianças estão mais vulneráveis ao problema.

Mas a asma pode ter início também na fase adulta, informa o professor José Angelo Rizzo, da Universidade Federal de Pernambuco, e especialista da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

"Uma pessoa que nunca teve asma de repente pode ter asma, começar a ter asma aos quarenta anos. A maioria dos fatores associados ao início da asma, eles são hereditários e o segundo fator também muito importante são as exposições ambientais. A fumaça de cigarro, por exemplo, crianças que têm pessoas que fumam em casa tem mais asma do que crianças que moram em casas de não fumantes. Animais domésticos, quando a criança está sensibilizada, também podem ter algum papel nisso." 

A exposição a poluentes é outro fator de risco:

"Nos adultos, a exposição aos poluentes ambientais, por exemplo, cabeleireiros que trabalham com substâncias voláteis que provocam irritação nas vias aéreas, motoristas ou mecânicos que trabalham com muita fumaça ou pintores."

Produtos de limpeza, como a água sanitária e o cloro, também têm poluentes voláteis e agravam a asma. Pacientes alérgicos devem evitar ainda poeira doméstica e mofo.
A prevenção de crises passa por esses cuidados e pelo controle da doença com acompanhamento médico. O alergista e pneumologista José Angelo Rizzo orienta sobre as crises:

"Os sintomas de asma basicamente são: falta de ar, sensação de peso na respiração, chiado no peito como se tivesse um bocado de gatinhos miando dentro do peito. Mas, eventualmente, em um ou outro paciente, a asma pode se manifestar basicamente só como tosse. O paciente deve procurar um atendimento médico mais urgente quando a crise de asmas está muito severa, ele está tendo muita dificuldade pra respirar ou se ele está usando alguma medicação que foi prescrita pelo médico e não está fazendo a crise passar. Ele deve procurar, sim, a emergência." 

Uma pesquisa, com participação da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, feita em 2019, demonstrou que setenta e três por cento dos pacientes não seguem as recomendações médicas e quase metade deles não usam a medicação com regularidade.

A asma não tem cura, mas especialistas reforçam: manter a doença sob controle reflete na qualidade de vida.

Reportagem de Ana Mary C. Cavalcante

Tags:, ,

Deixe uma resposta

*