19/10/17

Teatro de bonecos é destaque no programa Entrevista

Augusto Bonequeiro se apresenta constantemente com o boneco Fuleiragem pelo Brasil (Foto: Reprodução/Internet)

A expressão “bonequeiro” é uma marca registrada da fala cearense, um jeito de se referir a uma pessoa que reclama e arruma problemas. Mas no dia 28 de outubro de 1993, o programa Entrevista, com produção de Marta Aurélia e locução de Eleuda de Carvalho, recebeu um bonequeiro cheio de sorrisos: Augusto Oliveira, o Augusto Bonequeiro, figura central do teatro de bonecos no Ceará.

No programa, Augusto fala de sua trajetória como bonequeiro no estado, especialmente com o Grupo Folguedo, fundado por ele e por Zilda Torres em 1983. Augusto e Zilda chegaram à Fortaleza em 1981, buscando formar um público para o teatro de bonecos com apresentações gratuitas em escolas. “Chegamos com dinheiro pra passar uns seis meses atrás de trabalho, mas no terceiro mês já estávamos vivendo do trabalho [teatro de bonecos]”.

Com o Grupo Folguedo, Augusto Bonequeiro montou uma “casa de bonecos” na rua Carlos Vasconcelos, fazendo oficinas permanentes de confecção de bonecos de teatro, e participou de cursos de ensino de confecção no interior do estado, ligados às Secretarias de Cultura e Educação. “Eu acho que milhares de pessoas tiveram cursos nossos durante os períodos de 1983 a 1986, mais ou menos”.

Durante a entrevista, Augusto avalia que grande parte do sucesso do Grupo Folguedo estava na “tradução” do espírito do teatro de bonecos do interior do Nordeste para a linguagem do consumo artístico da cidade. “Quando nós somos convidados pra irmos na Europa, representar o Brasil em vários festivais internacionais, é porque nós somos um grupo que espelha o mais fielmente possível para um grupo erudito a realidade popular de bonecos do Brasil”.

E o renome do bonequeiro não se resumiu ao Grupo Folguedo, que deixou de existir no mesmo ano da entrevista de Augusto na Rádio Universitária FM: desde então, o bonequeiro trabalhou frequentemente no Ceará, na televisão, e em festivais nacionais e internacionais. Em julho e agosto de 2017, sua carreira de sucesso foi tema da exposição Circula Boneco Nordeste, organizada pela parceira de longa data Ângela Escudeiro, onde alguns de seus mais importantes bonecos foram rememorados. Ao que tudo indica, Augusto não tem motivo pra “botar boneco”.

O programa Entrevista com o convidado Augusto Bonequeiro foi veiculado em 28 de outubro de 1993, com produção de Marta Aurélia, locução de Eleuda de Carvalho e operação de áudio de José Raimundo Lustosa.

Durante o programa Entrevista, Falcão escolheu algumas músicas do seu repertório para tocar. Um exemplo foi a música "Um Bodegueiro na FIEC", parceria de Falcão com Jose Tarcísio Vale Matos (Foto: Reprodução/Internet)
Carreira de Falcão em destaque no programa Entrevista
A Revista da Educação trouxe um debate sobre saúde mental na mídia, saúde mental dos universitários e fatos importantes sobre depressão e ansiedade (Foto: Reprodução/Internet)
Saúde Mental é tema da Revista da Educação