06/09/18

Revista da Educação abordou a gestão dos museus

Após o incêndio do Museu Nacional, o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) vai abrir um edital de mais de R$ 25 milhões para a preservação e e conversação de museus no Brasil (Foto: Buda Mendes/Getty Images)

No dia 20 de agosto de 2017, a 19ª edição da Revista da Educação apresentou uma reportagem sobre como funciona a gestão de um museu, além da sua importância enquanto centro de pesquisa e construção da história da humanidade. O conteúdo, produzido por Karine Nascimento, trouxe o depoimento de pessoas ligadas a esse espaço e que defendem a sua atividade e interação com as comunidades.

A temática vem à tona após o incêndio do Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro, e considerado o mais importante do país. A instituição, que tinha mais de 200 anos de história, abrigava itens muito importantes para a construção da identidade brasileira e sul-americana. Dentre eles, estava presente Luzia, considerado o fóssil mais antigo já encontrado na América Latina, com cerca de 12.000 anos.

O incêndio do Museu Nacional trouxe um debate sobre a importância da preservação desses locais e de maiores investimentos na cultura. Aqui no Ceará, por exemplo, existem cerca 160 museus. Entretanto, apenas 113 possuem atividades regulares.

A Revista da Educação foi veiculada no dia 20 de agosto de 2017. O programa teve produção de Carolina Areal, apresentação de Carolina Areal e Caio Mota e colaboração dos estudantes de Jornalismo da UFC.

O programa Centro de Debates de 11 de setembro de 1988 trouxe como tema a Ecologia (Foto: Reprodução/Internet)
Centro de Debates: Ecologia, um meio ou um fim?
O programa Caminhos da Cultura apresentou reflexões sobre Deus e amor, com o seu natural decorrente, o sexo (Foto: Reprodução/Internet)
Caminhos da Cultura: Deus, amor e sexo
O Theatro José de Alencar, situado no Centro de Fortaleza, é um patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) (Foto: Reprodução/Internet)
Coisas Nossas: Turismo e patrimônio histórico de Fortaleza