27/05/15

Rádiodocumentário sobre a história do Maracatu

O Maracatu é, sem dúvida, uma das mais singulares e importantes expressões culturais do Brasil. O cortejo tem origem africana e foi trazido para o Brasil pelos escravos, que buscavam uma forma de expressar suas raízes nas senzalas. Na sua essência, o Maracatu é um cortejo que celebra a coroação do Rei do Congo.

No Brasil, o surgimento dessa expressão cultural tem divergências quanto ao local de origem. Alguns estudiosos afirmam que o Maracatu tenha surgido na Bahia, enquanto antropólogos sugerem o cortejo tenha origem em Pernambuco. No Ceará, o Maracatu chega em meados do século XIX e teve como principal difusor a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens pretos, em Fortaleza.

Ao final daquele século, a congada se espalhou por vários pontos da cidade. Só por volta de 1937 a tradição do Maracatu chegou oficialmente ao carnaval de Fortaleza, permanecendo até os dias atuais.

Em 1988, a Rádio Universitária trouxe ao ar, no programa Rádio Revista, um documentário sobre o surgimento do Maracatu no Brasil e a influência africana na cultura cearense. Produzido e apresentado por Liduína Oliveira, o programa apresentou um pouco sobre a rica história dessa expressão cultural.

Confira o programa completo:

O artista plástico Franzé Chaves, o Barrinha, participou de curso de serigrafia da Oficina de Gravados em Havana (Cuba) (Foto: Escola Vila/ Arquivo)
Franzé Chaves (Barrinha) no Artes e Artistas da Terra
Em dois volumes, o Atlas é um mapeamento da língua falada no Ceará, com informações capazes de auxiliar estudos de linguistas, lexicógrafos, gramáticos, historiadores, sociólogos e pedagogos (Foto: Bandeira do Ceará/Reproduçã)
Ciência, Desafio da Terra destaca Atlas Linguístico do Ceará
Antes de ser ator, Nuno Leal Maia, hoje com 72 anos, foi jogador e treinador de futebol (Foto: Reprodução/RevistaTrip)
Nuno Leal Maia no Caminhos da Cultura
O apresentador Ricardo Guilherme conversou com os médicos Luiz Teixeira e João Francisco sobre Homeopatia no programa Centro de Debates de 1982 (Foto: Reprodução/Internet)
Homeopatia é destaque no Centro de Debates de 1982
Nanci Alves e Ênio Reis apresentando Carretel de Invenções, versão televisiva inspirada no programa de rádio (Foto: Reprodução/Internet)
Adivinhações e contos infantis no Carretel de Invenções