11/07/19

Rádio Debate: o Programa Mais Médicos em 2013

Os médicos Tarcísio Dias, Neile Torres e Dalgimar Beserra participaram do Rádio Debate sobre o Programa Mais Médicos, em julho de 2013 (Foto: Arquivo RUFM)

No dia 16 de julho de 2013, o Rádio Debate discutiu a lei 12.871/2013, sancionada pela então Presidente da República Dilma Rousseff. A lei diz respeito ao Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Para o debate, estiveram presentes os médicos Neile Torres, professora da Faculdade de Medicina da UFC; Tarcísio Dias, 1º secretário da Federação Nacional dos Médicos e diretor-financeiro do Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec); e Dalgimar Beserra, 1º secretário do Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec).

Entre as questões abordadas no programa esteve a proposta que obrigava os estudantes de Medicina a atuar por dois anos no setor de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS), aumentando a duração do curso de Medicina para oito anos. A mudança ocorreria a partir de 2018. Entretanto, após críticas à proposta, o Ministério da Educação resolveu revogar a medida. O Programa Mais Médicos sofreu outras alterações em 2019, no governo do presidente Jair Bolsonaro, incluindo o rompimento do acordo de colaboração entre Brasil e Cuba.

Ouça o programa*:

*O programa Rádio Debate veiculado no dia 16 de julho de 2013 foi apresentado por Agostinho Gósson e teve produção de Raquel Chaves. O Rádio Debate vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 12h30.

O programa Centro de Debates de 11 de setembro de 1988 trouxe como tema a Ecologia (Foto: Reprodução/Internet)
Centro de Debates: Ecologia, um meio ou um fim?
O programa Caminhos da Cultura apresentou reflexões sobre Deus e amor, com o seu natural decorrente, o sexo (Foto: Reprodução/Internet)
Caminhos da Cultura: Deus, amor e sexo
O Theatro José de Alencar, situado no Centro de Fortaleza, é um patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) (Foto: Reprodução/Internet)
Coisas Nossas: Turismo e patrimônio histórico de Fortaleza