30/08/18

Quinteto Agreste foi destaque no Coisas Nossas

Apresentação do Quinteto Agreste no Teatro Carlos Câmara em janeiro de 2017 com o show Patativando, uma homenagem ao poeta cearense Patativa do Assaré (Foto: Rodrigo Claudino)

No dia 9 de dezembro de 1982, o programa Coisas Nossas realizou uma entrevista com o grupo vocal e instrumental Quinteto Agreste. Na ocasião, a entrevista realizada nos estúdios da Rádio Universitária FM abordou o lançamento de Sol Maior, o segundo disco do conjunto. Além disso, a conversa apresentou temas como o início da carreira, as dificuldades de divulgação de um produto independente e a inserção de faixas do LP, como a canção Fortaleza Meu Xodó.

O Quinteto Agreste tem mais de 40 anos de história com um estilo marcado pelo regionalismo e seu caráter tipicamente cearense. Entretanto, durante a sua trajetória, o conjunto passou por mudanças em sua formação original, além de uma pausa de 14 anos. Atualmente, o grupo é composto por Mário Mesquita (vocal e violão 12 cordas), Tarcísio Lima (vocal, violão e baixolão), Makito Vieira (vocal, bandolim, sanfona e rabeca), David Silvino (vocal e violão) e Ademir do Vale (percussão).

Assim como Sol Maior, o Quinteto Agreste também possui outros discos e regravações de grandes sucessos da música nordestina, como Riacho do Navio, de Luiz Gonzaga. Recentemente, a banda está com o show Patativando, em homenagem ao poeta cearense Patativa do Assaré.

O programa Coisas Nossas foi veiculado no dia 9 de dezembro de 1982 com operação de áudio de Antônio Carlos Lima.

O programa Centro de Debates de 11 de setembro de 1988 trouxe como tema a Ecologia (Foto: Reprodução/Internet)
Centro de Debates: Ecologia, um meio ou um fim?
O programa Caminhos da Cultura apresentou reflexões sobre Deus e amor, com o seu natural decorrente, o sexo (Foto: Reprodução/Internet)
Caminhos da Cultura: Deus, amor e sexo
O Theatro José de Alencar, situado no Centro de Fortaleza, é um patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) (Foto: Reprodução/Internet)
Coisas Nossas: Turismo e patrimônio histórico de Fortaleza