30/08/18

Quinteto Agreste foi destaque no Coisas Nossas

Apresentação do Quinteto Agreste no Teatro Carlos Câmara em janeiro de 2017 com o show Patativando, uma homenagem ao poeta cearense Patativa do Assaré (Foto: Rodrigo Claudino)

No dia 9 de dezembro de 1982, o programa Coisas Nossas realizou uma entrevista com o grupo vocal e instrumental Quinteto Agreste. Na ocasião, a entrevista realizada nos estúdios da Rádio Universitária FM abordou o lançamento de Sol Maior, o segundo disco do conjunto. Além disso, a conversa apresentou temas como o início da carreira, as dificuldades de divulgação de um produto independente e a inserção de faixas do LP, como a canção Fortaleza Meu Xodó.

O Quinteto Agreste tem mais de 40 anos de história com um estilo marcado pelo regionalismo e seu caráter tipicamente cearense. Entretanto, durante a sua trajetória, o conjunto passou por mudanças em sua formação original, além de uma pausa de 14 anos. Atualmente, o grupo é composto por Mário Mesquita (vocal e violão 12 cordas), Tarcísio Lima (vocal, violão e baixolão), Makito Vieira (vocal, bandolim, sanfona e rabeca), David Silvino (vocal e violão) e Ademir do Vale (percussão).

Assim como Sol Maior, o Quinteto Agreste também possui outros discos e regravações de grandes sucessos da música nordestina, como Riacho do Navio, de Luiz Gonzaga. Recentemente, a banda está com o show Patativando, em homenagem ao poeta cearense Patativa do Assaré.

O programa Coisas Nossas foi veiculado no dia 9 de dezembro de 1982 com operação de áudio de Antônio Carlos Lima.

O artista plástico Franzé Chaves, o Barrinha, participou de curso de serigrafia da Oficina de Gravados em Havana (Cuba) (Foto: Escola Vila/ Arquivo)
Franzé Chaves (Barrinha) no Artes e Artistas da Terra
Em dois volumes, o Atlas é um mapeamento da língua falada no Ceará, com informações capazes de auxiliar estudos de linguistas, lexicógrafos, gramáticos, historiadores, sociólogos e pedagogos (Foto: Bandeira do Ceará/Reproduçã)
Ciência, Desafio da Terra destaca Atlas Linguístico do Ceará