29/06/16

Quarteto Novo e 80 anos de Hermeto Pascoal

Cartaz de divulgação do Quarteto Novo, de 1967. (Reprodução/Internet)

Em 5 de abril de 1983, o repertório do grupo Quarteto Novo foi tema de uma edição especial do programa Reouvindo o Nordeste, na Rádio Universitária FM 107,9. Com produção e apresentação de José Rômulo, o programa contava a história do Quarteto Novo, ressaltando sua contribuição artística para a cultura nacional e trazendo peças representativas dos integrantes do grupo. A seção Memória do site da Universitária FM revisita esse importante capítulo da música brasileira após 50 anos do início desse conjunto e o aniversário de 80 anos do músico e compositor Hermeto Pascoal (1936-), comemorado no último dia 22 de junho.

O Quarteto Novo surgiu como Trio Novo, em São Paulo no ano de 1966, e era composto por Theo de Barros (violão e contrabaixo), Heraldo do Monte (viola e guitarra) e Airto Moreira (bateria e percussão). A proposta inicial de formar o grupo era para acompanhar o cantor e compositor Geraldo Vandré. Por impedimentos de contrato, não puderam tocar naquele ano a canção Disparada, que, na voz de Jair Rodrigues, empatou em 1º lugar com a música A banda, de Chico Buarque, no Festival da Música Popular Brasileira. Ao conjunto então se somou o pianista e flautista Hermeto Pascoal, e assim se formou o quarteto. Logo na sequência, em 1968, o grupo gravou e participou da turnê de lançamento do LP Canto Geral, de Vandré, com canções de forte engajamento político e de protesto ao regime militar.

Os músicos ainda participaram, em 1967, ao lado de Edu Lobo e Marília Medalha, da edição seguinte do Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, no registro original da antológica e premiada canção Ponteio. No mesmo ano, lançaram pela gravadora Odeon a única produção fonográfica do grupo, o LP Quarteto Novo, posteriormente reeditado em 1973.  Entre as faixas desse LP, estão O ovo, de Geraldo Vandré e Hermeto Pascoal; Algodão, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas; Vim de Sant'Ana, de Theo de Barros, e O cantador, de Dori Caymmi e Nelson Motta.

O grupo se dissolveu em 1969, e cada um dos integrantes seguiu carreiras individuais. Até hoje, apesar da breve existência do grupo, considera-se de vanguarda a produção do Quarteto Novo, pela combinação de elementos rurais e urbanos, pelos sofisticados arranjos instrumentais, e pela linguagem moderna e experimental de tratar, ao mesmo tempo, o regional e o universal, o popular e o erudito. O trabalho do quarteto foi bastante reconhecido no exterior e se tornou referência para a música brasileira.

O programa Reouvindo o Nordeste de 6 de abril de 1983 teve produção e apresentação de José Rômulo e operação de áudio de Paulo Roberto Frazão.
Ouça o programa completo:

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro