01/08/19

Programa Opinião recebeu o educador Paulo Freire

Paulo Freire em foto de 1989 (Foto: Silvio Correa/Agência O Globo)

Em 6 de outubro de 1983, o educador e filósofo Paulo Freire foi entrevistado no programa Opinião, da Rádio Universitária FM, sobre seu Método de Alfabetização, conhecido como Método Paulo Freire. A entrevista tratou de questões como o caráter político e ideológico do Método e o programa Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), criado na década de 1970.

Paulo Freire estava em Fortaleza à época para dar uma palestra sobre educação na Faculdade de Direito da UFC. O educador, referência mundial e um dos maiores nomes da educação brasileira, voltou ao centro do debate político este ano devido a declarações do Presidente da República Jair Bolsonaro sobre as ideias propostas por Freire.

O programa Opinião com o tema Método Paulo Freire foi ao ar no dia 6 de outubro de 1983, com apresentação de Ricardo Guilherme, produção de Fátima Leite e operação de áudio de Paulo Frazão.

O programa Centro de Debates de 11 de setembro de 1988 trouxe como tema a Ecologia (Foto: Reprodução/Internet)
Centro de Debates: Ecologia, um meio ou um fim?
O programa Caminhos da Cultura apresentou reflexões sobre Deus e amor, com o seu natural decorrente, o sexo (Foto: Reprodução/Internet)
Caminhos da Cultura: Deus, amor e sexo
O Theatro José de Alencar, situado no Centro de Fortaleza, é um patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) (Foto: Reprodução/Internet)
Coisas Nossas: Turismo e patrimônio histórico de Fortaleza