21/07/16

Musicalidade Indígena

Fonte: Associação das Mulheres Indígenas Jenipapo-Kanindé

Nesta semana, a seção Memória do site da Rádio Universitária FM 107,9 MHz reverencia os povos indígenas, primeiros habitantes do nosso território e formadores da sociedade brasileira. A Universitária FM tem pautado o assunto junto à opinião pública, para que se reconheça a contribuição desses povos tradicionais para a cultura do Ceará.

Em 12 de julho de 2016, o programa Rádio Debate discutiu a cultura e a musicalidade indígenas, com a participação da Cacique Pequena, liderança da etnia Jenipapo-Kanindé e autora do CD A Beleza da Vida; e a historiadora Carolina Ruoso, coordenadora de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

O CD Beleza da Vida foi lançado no último dia 3 de julho no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. O disco foi realizado em parceria com a Associação das Mulheres Indígenas Jenipapo-Kanindé e possui composições autorais de Pequena, com repertório que revela tradições e traços históricos, além do respeito pelo meio ambiente e pelos ancestrais. Uma das faixas do disco foi criação coletiva dos índios Jenipapo-Kanindé, Tapeba e Pitaguary. Beleza da Vida é o disco de estreia da cacique, aos 71 anos de idade, e representa um importante registro fonográfico dos povos indígenas brasileiros, ao falar sobre a luta pela demarcação territorial, a organização comunitária, os modos de vida e os costumes.

Pequena foi a primeira mulher a ser nomeada cacique no país, e assumiu a liderança da etnia Jenipapo-Kanindé por vários anos. Desde 2012, o cacicado passou para a filha Juliana Alves (Cacique Irê). No ano passado, Cacique Pequena foi eleita Mestre da Cultura Popular Tradicional, através do edital Tesouros Vivos da Cultura, da Secult. Ela tem realizado palestras na aldeia da Lagoa da Encantada, em Aquiraz, para pesquisadores e alunos de instituições, a exemplo da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE), sobre temas como a medicina tradicional, a espiritualidade, a alimentação, o artesanato e o cancioneiro indígenas.

Segundo a historiadora Carolina Ruoso, em sociedades com presença marcante de oralidade, a música exerce importante papel na transmissão de saberes e na consolidação do patrimônio cultural. A Secult ainda prepara duas novas linhas temáticas para os editais de financiamento público de atividades artísticas e culturais, dentre elas Territórios narrados para as etnias indígenas e povos quilombolas, e Culturas Comunitárias para fomentar projetos nas área de memória, museus e bibliotecas. Está previsto para novembro de 2016, durante o Encontro Mestres do Mundo, a condecoração do Título de Notório Saber da UECE para os mestres da cultura popular e tradicional.

O programa Rádio Debate de 12 de julho de 2016 teve produção de Raquel Chaves, apresentação de Marcos Robério, e operação de áudio de Assis Lima.

Ouça o programa completo:

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro

Deixe uma resposta

*