27/02/20

Lélia Coelho Frota no Arte Popular Brasileira de 1982

(Foto: Viktor Braga/UFC)

Na década de 1980, a Rádio Universitária FM fazia parte do Sistema Nacional de Radiodifusão Educativa (SINRED), em que emissoras operavam com uma grade nacional para a retransmissão conjunta de programas e séries. Por isso, em 1982, o programa Café com Letra abriu espaço para a veiculação do programa Arte Popular Brasileira, produzido pela Funarte em parceria com a Rádio do Ministério de Educação e Cultura.

Esta edição do Arte Popular Brasileira trouxe uma entrevista com a socióloga, antropóloga e crítica de arte Lélia Coelho Frota. A pesquisadora explica como pensou e escreveu o livro Mitopoética de 9 Artistas Brasileiros, lançado pela Editora Funarte em 1980. A obra foca, nas suas 177 páginas, a trajetória dos artistas Júlio Martins da Silva, Artur Pereira, Pedro Paulo Leal, Manuel Faria Leal, José Valentim Rosa, Maria Auxiliadora Silva, Madalena Santos Renbolt, Geraldo Teles de Oliveira e José Antônio da Silva.

Lélia Coelho Frota nasceu em 11 de julho de 1938, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Seu foco sempre foi o estudo da arte brasileira, pesquisando principalmente as manifestações da arte popular. Foi diretora do Instituto Nacional do Folclore da Funarte, presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e diretora do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. Em 1979, ela recebeu o prêmio Jabuti na categoria poesia, além do prêmio Olavo Bilac, pelo livro Menino Deitado em Alfa. Lélia Coelho Frota faleceu em 27 de maio de 2010.

Ouça a entrevista* com Lélia Coelho Frota:

*Esta edição do programa Arte Popular Brasileira foi veiculada no dia 14 de janeiro de 1982, no horário do programa Café com Letra. O Arte Popular Brasileira foi produzido pela Funarte e Rádio Ministério da Educação e Cultura, com produção de Mônica Ramos. 

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro
Tags:, , , , , ,

Deixe uma resposta

*