13/09/18

José Martí foi destaque no Cancioneiro Latino-Americano

Monumento na cidade de Havana, em Cuba, dedicado ao escritor, poeta e jornalista José Martí (Foto: Reprodução/Internet)

No dia 5 de junho de 1982,  o escritor, poeta e jornalista José Martí foi tema do programa Cancioneiro Latino-Americano. O apresentador e professor Alberto Magno Avelar contou a história de José Martí, apresentou trechos de suas obras e reproduziu os seus poemas musicados, como Guantanamera, interpretada pelo grupo Raíces de América.

José Martí foi peça fundamental para a independência de Cuba. Escreveu diversos jornais e panfletos de cunho separatista. Além disso, fundou o Partido Revolucionário Cubano (PRC) e planejou a Guerra Necessária, a última das três guerras pela independência de Cuba. Morreu aos 42 anos, em 1845, em um confronto contra soldados espanhóis.

O Cancioneiro Latino Americano  foi veiculado no dia 5 de junho de 1982. O programa teve produção e apresentação do professor Alberto Magno Avelar.

Últimas postagens

O programa Centro de Debates de 11 de setembro de 1988 trouxe como tema a Ecologia (Foto: Reprodução/Internet)
Centro de Debates: Ecologia, um meio ou um fim?
O programa Caminhos da Cultura apresentou reflexões sobre Deus e amor, com o seu natural decorrente, o sexo (Foto: Reprodução/Internet)
Caminhos da Cultura: Deus, amor e sexo
O Theatro José de Alencar, situado no Centro de Fortaleza, é um patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) (Foto: Reprodução/Internet)
Coisas Nossas: Turismo e patrimônio histórico de Fortaleza
Nanci Alves e Ênio Reis apresentando o programa Carretel de Invenções (Foto: Reprodução/Internet)
Carretel de Invenções: A cidadania nas ondas do rádio
(Foto: Joyce Gilos Torrefranca/Facebook)
Meninos de rua e educação no Ciência, Desafio da Terra
Tags:, , ,

Deixe uma resposta

*