28/09/16

Gestão democrática da cidade

(Foto: João Fiorin)

Nesta semana próxima às Eleições Municipais de 2016, a seção Memória do site da Rádio Universitária FM 107,9 MHz reserva espaço para discutir sobre a gestão democrática da cidade. A pertinência do assunto se justifica no exato momento em que os cidadãos refletem sobre diferentes propostas de grupos políticos em disputa pelo poder, e elegem prefeitos e vereadores pelo voto direto para administrarem e criarem leis para os mais de 5 mil municípios espalhados pelo Brasil.

No final dos anos 1980, o programa Centro de Debates trazia convidados para discutir temas de atualidade, entre eles, a gestão democrática da cidade e as trocas de experiências municipais. A edição do dia 18 de junho de 1988 teve como debatedores o secretário de Ação Social da Prefeitura do Recife (PE), José Arlindo Soares, e o advogado Joelson Meira, assessor da Prefeitura de Camaçari (BA). Três anos antes, no final do período da ditadura civil-militar, foi realizada a primeira eleição direta para prefeitos de capitais e de algumas cidades do interior. Na ocasião, os prefeitos eleitos de Recife e Camaçari eram, respectivamente, Jarbas Vasconcelos e Luiz Caetano, ambos do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Quando falamos de gestão democrática de uma cidade, é importante fortalecer a participação popular junto aos gestores municipais na definição de prioridades do orçamento, transparência, acompanhamento de licitações, controle e fiscalização dos gastos públicos. A descentralização política e espacial é também uma medida necessária para que os órgãos das prefeituras se aproximem do cotidiano da população e conheçam mais de perto a realidade dos bairros.

A instauração e o funcionamento regular de fóruns, conferências e plenárias populares possibilitam espaços de debate entre o poder público e entidades da sociedade civil organizada, como movimentos sociais, sindicatos e associações de moradores. Nesses espaços de participação política, os cidadãos dialogam com os representantes para trazer pautas de reivindicações, projetos de interesse público, bem como discutir serviços e obras, a exemplo de escolas, postos de saúde, áreas verdes e praças.

O programa Centro de Debates de 18 de junho de 1988 teve produção e apresentação de Fred Miranda, e operação de áudio de Everardo Sousa e Antônio Carlos Lima.

Ouça o programa completo:

 

 

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro

Deixe uma resposta

*