27/08/20

Franzé Chaves (Barrinha) no Artes e Artistas da Terra

O artista plástico Franzé Chaves, o Barrinha, participou de curso de serigrafia da Oficina de Gravados em Havana (Cuba) (Foto: Escola Vila/ Arquivo)

No dia 12 de outubro de 1989, o programa Artes e Artistas da Terra recebia o artista plástico e poeta cearense Franzé Chaves, mais conhecido como Barrinha. Durante a entrevista, realizada pelo jornalista Nelson Augusto, Barrinha relembra seu início na arte, os primeiros passos na poesia e como a música também influencia no seu trabalho. O artista se considerava um antropofágico, que captava informações e emoções e as traduzia em suas obras, com um estilo afro e modernista.

Nascido em 1961, Barrinha é formado em filosofia pela Universidade Federal do Ceará. Ele se engajou em movimentos artísticos desde cedo, participando de cursos com grandes artistas, como a artista plástica francesa Roseline Granet e a escultora suíça Irma Corecco. O artista cearense também participou de diversas exposições. É o caso da exposição individual Barrinha, no Museu Plaza de La Revolución, em Cuba (1989), e Paisagem Cearense, na La Boheme Galeria, em Fortaleza (1993).

Ouça o programa* Artes e Aristas da Terra com Franzé Chaves, o Barrinha:

*O programa Artes e Artistas da Terra foi ao ar no dia 12 de outubro de 1989 e contou com produção e apresentação de Nelson Augusto; operação de áudio de Adalberto Inácio; e locução de Fábio Queiroz.

A Revista da Educação trouxe um debate sobre saúde mental na mídia, saúde mental dos universitários e fatos importantes sobre depressão e ansiedade (Foto: Reprodução/Internet)
Saúde Mental é tema da Revista da Educação
Franzé Chaves (Barrinha) no Artes e Artistas da Terra
Em dois volumes, o Atlas é um mapeamento da língua falada no Ceará, com informações capazes de auxiliar estudos de linguistas, lexicógrafos, gramáticos, historiadores, sociólogos e pedagogos (Foto: Bandeira do Ceará/Reproduçã)