27/08/20

Franzé Chaves (Barrinha) no Artes e Artistas da Terra

O artista plástico Franzé Chaves, o Barrinha, participou de curso de serigrafia da Oficina de Gravados em Havana (Cuba) (Foto: Escola Vila/ Arquivo)

No dia 12 de outubro de 1989, o programa Artes e Artistas da Terra recebia o artista plástico e poeta cearense Franzé Chaves, mais conhecido como Barrinha. Durante a entrevista, realizada pelo jornalista Nelson Augusto, Barrinha relembra seu início na arte, os primeiros passos na poesia e como a música também influencia no seu trabalho. O artista se considerava um antropofágico, que captava informações e emoções e as traduzia em suas obras, com um estilo afro e modernista.

Nascido em 1961, Barrinha é formado em filosofia pela Universidade Federal do Ceará. Ele se engajou em movimentos artísticos desde cedo, participando de cursos com grandes artistas, como a artista plástica francesa Roseline Granet e a escultora suíça Irma Corecco. O artista cearense também participou de diversas exposições. É o caso da exposição individual Barrinha, no Museu Plaza de La Revolución, em Cuba (1989), e Paisagem Cearense, na La Boheme Galeria, em Fortaleza (1993).

Ouça o programa* Artes e Aristas da Terra com Franzé Chaves, o Barrinha:

Ouça "Artes e Artistas da Terra - Franzé Chaves (Barrinha) (1989)" no Spreaker.

*O programa Artes e Artistas da Terra foi ao ar no dia 12 de outubro de 1989 e contou com produção e apresentação de Nelson Augusto; operação de áudio de Adalberto Inácio; e locução de Fábio Queiroz.

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro
Tags:, , , , , , ,

Deixe uma resposta

*