26/03/20

Educação e Método Piaget no Caminhos da Cultura de 1982

O professor Lauro de Oliveira Lima nasceu em Limoeiro do Norte, interior do Ceará (Foto: Reprodução/ Internet)

O no dia 29 de agosto de 1982, o programa Caminhos da Cultura trouxe a participação do professor Lauro de Oliveira Lima para debater a educação do Brasil a partir do método Piaget. O convidado explicou ao apresentador Ricardo Guilherme como as pesquisas do biólogo Jean Piaget contribuíram para a educação. “Não existia um Piaget pedagogo, ele era um cientista puro. Ele estava preocupado em entender a origem do pensamento, de como a crianças pequenas pensavam de forma lógica, como os adultos pensavam. Só depois é que os pedagogos observaram os dados de Piaget e tentaram transformar em pedagogia”, explicou Lauro.

À época da entrevista, o professor Lauro de Oliveira Lima tinha escrito 18 livros, todos ligados à educação. Ele também era diretor técnico-científico do Centro Experimental e Educacional Jean Piaget, localizado no Rio de Janeiro. O slogan do Centro era “educação pela inteligência”. Ao ser questionado por Ricardo Guilherme sobre a escolha dessa frase, Lauro Oliveira de Lima contou como a inteligência não era levada em consideração na educação até Piaget. “A escola antes era toda voltada para decorar e aprender fórmulas, era toda centrada na memória e nos automatismos. A capacidade da criança de criar e inventar não era levada em consideração. A  revolução que Piaget sugere era dar uma virada total. Em uma perspectiva de Piaget, em uma escola não existe a palavra ensinar, o professor vai provocar, estimular o aluno. O material de ensino é o mundo”, afirmou o pedagogo.

Lauro de Oliveira Lima nasceu em 1921, na cidade de Limoeiro do Norte (CE). Formou-se em Direito e Filosofia, e desenvolveu o Método Psicogenético. Entre os livros escritos por ele estão Piaget para iniciantes, A escola secundária moderna e Escola no Futuro. O professor faleceu em 29 de janeiro de 2013, na cidade do Rio de Janeiro.

Ouça a entrevista com o professor Lauro de Oliveira Lima:

Ouça "Caminhos da Cultura - Lauro de Oliveira Lima (Educação no Brasil e Método Piaget) (1982)" no Spreaker.

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)