26/03/20

Educação e Método Piaget no Caminhos da Cultura de 1982

O professor Lauro de Oliveira Lima nasceu em Limoeiro do Norte, interior do Ceará (Foto: Reprodução/ Internet)

O no dia 29 de agosto de 1982, o programa Caminhos da Cultura trouxe a participação do professor Lauro de Oliveira Lima para debater a educação do Brasil a partir do método Piaget. O convidado explicou ao apresentador Ricardo Guilherme como as pesquisas do biólogo Jean Piaget contribuíram para a educação. “Não existia um Piaget pedagogo, ele era um cientista puro. Ele estava preocupado em entender a origem do pensamento, de como a crianças pequenas pensavam de forma lógica, como os adultos pensavam. Só depois é que os pedagogos observaram os dados de Piaget e tentaram transformar em pedagogia”, explicou Lauro.

À época da entrevista, o professor Lauro de Oliveira Lima tinha escrito 18 livros, todos ligados à educação. Ele também era diretor técnico-científico do Centro Experimental e Educacional Jean Piaget, localizado no Rio de Janeiro. O slogan do Centro era “educação pela inteligência”. Ao ser questionado por Ricardo Guilherme sobre a escolha dessa frase, Lauro Oliveira de Lima contou como a inteligência não era levada em consideração na educação até Piaget. “A escola antes era toda voltada para decorar e aprender fórmulas, era toda centrada na memória e nos automatismos. A capacidade da criança de criar e inventar não era levada em consideração. A  revolução que Piaget sugere era dar uma virada total. Em uma perspectiva de Piaget, em uma escola não existe a palavra ensinar, o professor vai provocar, estimular o aluno. O material de ensino é o mundo”, afirmou o pedagogo.

Lauro de Oliveira Lima nasceu em 1921, na cidade de Limoeiro do Norte (CE). Formou-se em Direito e Filosofia, e desenvolveu o Método Psicogenético. Entre os livros escritos por ele estão Piaget para iniciantes, A escola secundária moderna e Escola no Futuro. O professor faleceu em 29 de janeiro de 2013, na cidade do Rio de Janeiro.

Ouça a entrevista com o professor Lauro de Oliveira Lima:

Educação e Método Piaget no Caminhos da Cultura de 1982
(Foto: Viktor Braga/UFC)
Lélia Coelho Frota no Arte Popular Brasileira de 1982
Em entrevista ao programa "Artes e Artistas da Terra", Jorge Mello conta sobre sua relação com o misticismo e uma biblioteca mística que montou com o cantor Belchior (Foto:Reprodução/Internet)
Artes e Artistas da Terra com Jorge Mello (1988)
O programa Centro de Debates de 11 de setembro de 1988 trouxe como tema a Ecologia (Foto: Reprodução/Internet)
Centro de Debates: Ecologia, um meio ou um fim?
O programa Caminhos da Cultura apresentou reflexões sobre Deus e amor, com o seu natural decorrente, o sexo (Foto: Reprodução/Internet)
Caminhos da Cultura: Deus, amor e sexo
Tags:, , , , , ,