26/03/20

Educação e Método Piaget no Caminhos da Cultura de 1982

O professor Lauro de Oliveira Lima nasceu em Limoeiro do Norte, interior do Ceará (Foto: Reprodução/ Internet)

O no dia 29 de agosto de 1982, o programa Caminhos da Cultura trouxe a participação do professor Lauro de Oliveira Lima para debater a educação do Brasil a partir do método Piaget. O convidado explicou ao apresentador Ricardo Guilherme como as pesquisas do biólogo Jean Piaget contribuíram para a educação. “Não existia um Piaget pedagogo, ele era um cientista puro. Ele estava preocupado em entender a origem do pensamento, de como a crianças pequenas pensavam de forma lógica, como os adultos pensavam. Só depois é que os pedagogos observaram os dados de Piaget e tentaram transformar em pedagogia”, explicou Lauro.

À época da entrevista, o professor Lauro de Oliveira Lima tinha escrito 18 livros, todos ligados à educação. Ele também era diretor técnico-científico do Centro Experimental e Educacional Jean Piaget, localizado no Rio de Janeiro. O slogan do Centro era “educação pela inteligência”. Ao ser questionado por Ricardo Guilherme sobre a escolha dessa frase, Lauro Oliveira de Lima contou como a inteligência não era levada em consideração na educação até Piaget. “A escola antes era toda voltada para decorar e aprender fórmulas, era toda centrada na memória e nos automatismos. A capacidade da criança de criar e inventar não era levada em consideração. A  revolução que Piaget sugere era dar uma virada total. Em uma perspectiva de Piaget, em uma escola não existe a palavra ensinar, o professor vai provocar, estimular o aluno. O material de ensino é o mundo”, afirmou o pedagogo.

Lauro de Oliveira Lima nasceu em 1921, na cidade de Limoeiro do Norte (CE). Formou-se em Direito e Filosofia, e desenvolveu o Método Psicogenético. Entre os livros escritos por ele estão Piaget para iniciantes, A escola secundária moderna e Escola no Futuro. O professor faleceu em 29 de janeiro de 2013, na cidade do Rio de Janeiro.

Ouça a entrevista com o professor Lauro de Oliveira Lima:

O artista plástico Franzé Chaves, o Barrinha, participou de curso de serigrafia da Oficina de Gravados em Havana (Cuba) (Foto: Escola Vila/ Arquivo)
Franzé Chaves (Barrinha) no Artes e Artistas da Terra
Em dois volumes, o Atlas é um mapeamento da língua falada no Ceará, com informações capazes de auxiliar estudos de linguistas, lexicógrafos, gramáticos, historiadores, sociólogos e pedagogos (Foto: Bandeira do Ceará/Reproduçã)
Ciência, Desafio da Terra destaca Atlas Linguístico do Ceará
Antes de ser ator, Nuno Leal Maia, hoje com 72 anos, foi jogador e treinador de futebol (Foto: Reprodução/RevistaTrip)
Nuno Leal Maia no Caminhos da Cultura
O apresentador Ricardo Guilherme conversou com os médicos Luiz Teixeira e João Francisco sobre Homeopatia no programa Centro de Debates de 1982 (Foto: Reprodução/Internet)
Homeopatia é destaque no Centro de Debates de 1982
Nanci Alves e Ênio Reis apresentando Carretel de Invenções, versão televisiva inspirada no programa de rádio (Foto: Reprodução/Internet)
Adivinhações e contos infantis no Carretel de Invenções
Tags:, , , , , ,